Viajar continua a ser uma prioridade para 80% dos hóspedes do Grupo Barceló

Oito em cada 10 hóspedes das unidades do Barceló Hotel Group têm como prioridade para 2023 as viagens. A grande maioria tenciona viajar “a dois” ou em família, pensar reservar com um mês de antecedência, no máximo, e a preferência continua a ir para os destinos de praia.
Com o objetivo de conhecer as tendências do mercado hoteleiro para 2023, o Barceló Hotel Group realizou uma pesquisa, através dos seus canais, em que os entrevistados demonstraram as suas preferências sobre viagens. Os resultados, agora divulgados, indicam que oito em cada 10 entrevistados colocam as viagens no topo das suas prioridades quando se referem aos gastos em lazer. Para 80% dos inquiridos, viajar é a atividade de lazer da qual mais dificilmente desistem, até porque a ela aliam conceitos como ‘felicidade’ (60%), ‘descanso’ ou ‘tempo livre’.
O ato de reservar continua a ser algo protelado, com 73% dos entrevistados a afirmar que tenciona reservar as suas viagens, no máximo, com um mês de antecedência, contra os 27% que planeiam fazê-lo com mais de seis meses de antecedência.
Viajar sozinho é algo que os clientes do Grupo Barceló farão pouco. Segundo o estudo, apenas 3% planeia viajar a solo e 11% tenciona fazê-lo com amigos. A larga maioria, como é habitual tenciona viajar “a dois” (47%) ou em família (38%).
O que o inquérito também revelou foi que a preferência dos hóspedes do grupo é por destinos de praia (46% dos inquiridos), não dando grande importância à localização geográfica. Já 27% tem em atenção a oferta cultural. Além disso, 41% prefere descansar durante as férias, 59% opta por um turismo ligeiramente mais ativo, com a prática de atividades em contacto com a natureza e/ou desportos de aventura.
De referir igualmente que 70% dos entrevistados só irá publicar imagens ou vídeos nas redes sociais no final das férias, e que 38% valoriza que o hotel onde está alojado seja respeitador do ambiente e 41% valoriza o contributo do hotel para o desenvolvimento económico local.