Viajantes reservam mais cedo e ficam mais tempo em Portugal, conclui SiteMinder
De acordo com o relatório de Tendências de Reservas de Hotéis da SiteMinder, os viajantes que se deslocaram a Portugal em 2023 reservaram a sua estadia sete dias de antecedência a mais, do que em 2022, com a viagem organizada seis semanas antes do check-in.
A análise, efetuada a mais de 115 milhões de reservas de hotéis feita pela SiteMinder, mostra ainda que um recorde de viagens internacionais garantiu que turistas provenientes do Reino Unido, Estados Unidos da América e França reservassem em 2023, aproximadamente, uma semana mais cedo do que em 2022, enquanto procuravam melhores oportunidades.
O tempo de antecedência de 46 dias entre a reserva e o check-in em Portugal representou um salto de 10 dias em relação à média global e foi cinco dias mais do que em Espanha.
Ao lado do México, Portugal foi palco das estadias em hotéis mais longas a nível global, com quase 30% dos viajantes a prolongar a sua estadia por três dias ou mais.
Quando comparada com o resto da Europa, a tarifa diária média em Portugal variou menos durante a semana, com uma pequena diferença de €15 entre uma estadia de sexta e de domingo à noite.
Segundo o relatório de Tendências de Reservas de Hotéis da SiteMinder, após alguns anos de comportamento de reserva atípico, a sazonalidade suavizou-se ligeiramente em 2023. Apesar disso, Portugal permaneceu o mercado mais sazonal da Europa, tendo-se verificado uma maior concentração de “check-ins” nos hotéis durante o mês de agosto do que em qualquer outro país.
Em relação aos preços de alojamento, o relatório da SiteMinder mostra que houve um aumento dos preços no início de 2023, mas esses ganhos diminuíram no segundo semestre do ano.
Também os cancelamentos para alojamentos locais diminuíram ligeiramente em comparação com os níveis de 2019, colocando-os ao nível da média global de 20%.
Trent Innes, diretor de crescimento da SiteMinder, avança que estas descobertas destacam a necessidade de os hoteleiros serem dinâmicos e adverte contra a expectativa do retorno de tendências de viagem conhecidas.
“Os dados da SiteMinder mostram que, enquanto os viajantes recuperaram a sua confiança e a viagem internacional, juntamente com a sazonalidade tradicional, se consolidaram, os comportamentos e preferências dos viajantes mudaram. O viajante de hoje não é o mesmo de anos atrás,” diz Innes.
“Sabemos, através dos nossos dados, que os viajantes estão a reservar com mais antecedência do que antes. Também sabemos, pela nossa própria pesquisa, que, em comparação com o resto da Europa, a tarifa diária média em Portugal variou menos durante a semana, com uma pequena diferença de €15 entre uma estadia de sexta e de domingo à noite. Portanto, existe uma clara oportunidade para os hotéis portugueses aplicarem práticas de gestão de receita mais dinâmicas que lhes permitam definir os preços dos quartos de acordo com as exigências constantes da procura”, explicou o mesmo responsável.
Em Portugal, as 12 principais fontes de reserva de hotéis em 2023, baseadas no total de receita bruta de todos os usuários da plataforma da SiteMinder, foram: Booking.com, Websites dos hotéis (reservas diretas), Expedia Group, Hotelbeds, Jet2holidays, OTS Globe, Global distribution systems, World 2 Meet, Agoda, Abreu Online, Traveltino e Portimar.