Viagens El Corte Inglés quer chegar a mais clientes pelo que “é expectável que venhamos a abrir mais lojas”, diz Dora Lopes
Em conversa com o Turisver durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, a diretora do Departamento de Marketing e Produto da Viagens El Corte Inglés, Dora Lopes, afirmou que a abertura de mais lojas do grupo em Portugal “faz todo o sentido para podermos ter cada vez mais força no país e marcar a nossa identidade”.
A Viagens El Corte Inglés (VECI) esteve na Bolsa de Turismo de Lisboa pelo segundo ano consecutivo, o que foi uma consequência do sucesso obtido o ano passado na feira. Em conversa com o Turisver, Dora Lopes, diretora do Departamento de Marketing e Produto da VECI frisou que, em 2023 “não só as vendas correram bastante bem, tanto através da nossa presença na feira como nas lojas que tivemos abertas, como também em termos de visibilidade da marca, que era um dos nossos objetivos e foi largamente superado”.
Este ano, o stand da VECI foi renovado e nos dias em que a feira esteve aberta ao público apresentou 19 pontos de venda, onde os visitantes puderam comprar produtos de vários operadores turísticos, com preços especialmente contratados para a feira. “Não menosprezamos qualquer operador turístico que tenha um bom produto”, afirmou a responsável. Ainda assim, a VECI apresentou um folheto onde os visitantes poderiam ficar a conhecer os principais destaques do produto que a Viagens El Corte Inglés tinha para venda no seu espaço.
A BTL é, aliás, a única feira onde a VECI está presente com stand próprio, muito embora, em 2023, o grupo tenha inovado com o arranque de duas novas iniciativas, nomeadamente a “Feira do Norte, onde tentámos estimular as vendas no Porto, onde temos uma agência e criámos a Feira dos Cruzeiros, no Funchal”, uma experiência que, segundo Dora Lopes, “foi um êxito”, pelo que “acreditamos que vamos repetir”.
Essas duas iniciativas permitiram à VECI sair da sua zona de conforto, projetando a marca e mostrando que a Viagens El Corte Inglés não é apenas para clientes “premium” para vender viagens a todos os tipos de clientes. A diretora do Departamento de Marketing e Produto da VECI fez, no entanto, questão de sublinhar que “não queremos deixar de ser reconhecidos pelo serviço e a qualidade que está conectada com a marca El Corte Inglés, porque essa é a nossa identidade”. Apesar disso, acrescentou, “estamos conscientes de que há segmentos que são também de grande importância para nós, principalmente fora de Lisboa, onde sentimos que temos que estar mais presentes e é nisso que estamos a trabalhar”.
Viagens El Corte Inglés vai abrir mais lojas em Portugal
No sentido de garantir uma maior presença junto desses segmentos que não sendo “premium” são importantes para a VECI, a responsável adiantou que “é expectável que venhamos a abrir mais lojas. Isso faz todo o sentido para podermos ter cada vez mais força no país e marcar a nossa identidade”.
Sem querer adiantar quais serão as opções de localização para novas lojas, Dora Lopes adiantou apenas que o diretor comercial da empresa está a “detetar as melhores oportunidades, a fazer a avaliação e análise do que fará sentido, do investimento que é necessário e da representação ao retorno que teremos”.
Iniciadas há já algum tempo, as pré-vendas estão a correr “muito bem. O ano arrancou de uma forma inacreditável em termos das vendas antecipadas e as perspetivas são muito boas, precisamente por este indicador do início do ano, com muita pré-venda. Há muito produto, mas também já conseguimos muita concretização”, afirmou.
Sobre o que se está a vender mais na VECI, Dora Lopes referiu em primeiro lugar as Grandes Viagens que, embora tenham por base voos regulares, “o cliente já percebeu que melhor preço significa antecedência”. Este ano, acrescentou, o produto já está praticamente todo no mercado já que os operadores turísticos anteciparam o lançamento das suas programações e “toda a operação charter está a vender-se muito bem”, com destaque para as Caraíbas que “é sempre um produto apetecível para o cliente português” mas também novidades como é o caso de Puglia, as Maurícias e também de Zanzibar, destino que se estreou em charter o ano passado, assim como a Sardenha.
Os cruzeiros são outro dos produtos que está a vender-se muito bem. Na segunda-feira, dia 4 de março, a VECI terminou a sua primeira campanha do ano para este produto e Dora Lopes adianta que “tivemos uma superação de cerca de 30% face ao ano passado”, o que “são valores extraordinários”, remata.