Viagens e Turismo devem bater todos os recordes em 2024, revela WTTC
A estimativa do World Travel & Tourism Council divulgada esta quinta-feira, 4 de abril, é de que o impacto do turismo no PIB global possa exceder 11 biliões de dólares (triliões na medida norte-americana) em 2024, ou seja, mais de 10,1 biliões de euros. O WTTC espera também “um número sem precedentes” de empregos no setor e traça estimativas muito positivas para a próxima década.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) prevê um ano recorde para Viagens e Turismo em 2024, com a contribuição económica global do sector a atingir um máximo histórico de 11,1 biliões de dólares.
De acordo com a Pesquisa de Impacto Económico (EIR) de 2024 do organismo global de turismo, as Viagens e Turismo contribuirão com um adicional de 770 mil milhões de dólares em relação ao anterior recorde em 2019, o que significa que este setor será o gerador de 1 em cada 10 dólares em todo o mundo.
À medida que o setor global ultrapassa a sua prosperidade pré-pandemia, o WTTC espera que 142 dos 185 países analisados superem os recordes nacionais anteriores.
Por outro lado, o setor das viagens e turismo deverá ser o sustentáculo de quase 348 milhões de empregos em todo o mundo, número que representará um aumento de mais de 13,6 milhões de empregos em comparação com 2019.
Os gastos dos turistas internacionais deverão ficar este ano próximos do pico de 2019, atingindo 1,89 biliões de dólares, enquanto os turistas nacionais deverão gastar um valor recorde de 5,4 biliões de dólares.
O WTTC recorda que em 2023 o turismo contribuiu com 9,9 biliões de dólares para o PIB mundial (9.1% do total), apenas -4% do que em 2019.
“Num cenário de incerteza, o setor de Viagens e Turismo continua a ser uma potência económica global”, afirma Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, sublinhando que “já não estamos a falar de uma recuperação – esta é a história do sector que regressa ao seu melhor depois de alguns anos difíceis, proporcionando um impulso económico significativo a países de todo o mundo e apoiando milhões de empregos”.
O WTTC prevê um futuro promissor para o turismo ao longo da próxima década. Até 2034, prevê-se que o setor das viagens e turismo contribua com 16 biliões de dólares para o PIB mundial, representando 11,4% do total da economia.
A atividade deverá proporcionar emprego a 449 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, cerca de 12,2% da força total de trabalho.