Viagens de negócios tornam-se “mais longas, mais personalizadas e planeadas com maior antecedência”
Quem o afirma é a Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais, que através dos dados registados apresenta uma radiografia das viagens empresariais que revela novas tendências nas preferências.
Segundo a empresa, as viagens empresariais estão a regressar, mas também a transformar-se, trazendo consigo novas tendências e requisitos estabelecidos pelo viajante de negócios na experiência de viagem. Hoje em dia, as viagens empresariais apresentam vários objetivos em vez de apenas um, levando a um aumento das estadias de várias noites em vez de viagens de um dia.
De acordo com dados da Consultia Business Travel, no que respeita à reserva de alojamento, os hotéis de 4 estrelas são os mais procurados, embora os apartamentos turísticos estejam a tornar-se cada vez mais populares para viagens de equipas técnicas de trabalho ou estadias de longa duração, com um aumento de reservas de 25% em 2023, o que, segundo a empresa, reforça a tendência para viagens mais longas e com várias finalidades.
“As viagens de um dia e uma noite estão a diminuir drasticamente, aumentando o número de viagens que incluem vários dias, locais e noites para cobrir uma série de objetivos, bem como a possibilidade de complementá-lo com algum lazer”, refere a Consultia Business Travel.
Por outro dado segundo a mesma fonte, as viagens são planeadas com uma antecedência cada vez maior, uma tendência que se acentuou após a pandemia, e que visa ganhos em eficiência e economizar nos custos.
Assim, o tipo de meio de transporte determina o dia da semana em que a viagem é planeada, sendo a segunda-feira o dia preferido para as viagens de avião e o aluguer de automóveis, a quarta-feira para os transferes de barco e de comboio, enquanto a quinta-feira é o dia em que são solicitados mais transferes.
Em 2023, notou-se uma necessidade crescente das empresas se concentrarem na responsabilidade do viajante e não na logística das viagens. Cada vez mais, as empresas centralizam a gestão das reservas numa única pessoa e os viajantes partilham diretamente os seus horários e agendas de modo a receberem diretamente a sua documentação de viagem.
Do mesmo modo, os estudos do sector apontam para uma necessidade e uma procura crescentes de políticas de duty of care por parte das empresas e para uma maior preocupação e empenho em cuidar dos seus viajantes.
A propósito, a Consultia refere o último inquérito da GBTA (Global Business Travel Association) sobre a forma como as viagens empresariais estão a mudar, que revela que os viajantes estão a tornar-se mais exigentes devido às más experiências durante a crise pandémica. Consequentemente, “as empresas estão a exigir um serviço personalizado que dê aos seus colaboradores mais escolha e controlo sobre as suas viagens, assegurando simultaneamente uma melhor experiência de viagem“.
“Para os nossos clientes, as viagens são um pilar fundamental na sua estratégia empresarial, pelo que obter uma maior eficiência, controlo e segurança na gestão das suas viagens empresariais é um requisito essencial, com um sistema que digitaliza e integra todos os processos sem perder o toque personalizado e humano, o que sem dúvida se traduz numa maior satisfação ao viajar e em melhores resultados”, afirma Carlos Martínez, CEO da Consultia Business Travel.