Viagens de luxo e experienciais lideram tendências de viagens do Grupo HBX para 2024
Experiências personalizadas, viagens sustentáveis e férias de um dia são, a par da ascensão da área da Ásia-Pacifico e da utilização da tecnologia por parte do viajante, algumas tendências sublinhadas pelo Grupo HBX, player B2Bna área da TravelTech.
Ao olharmos para 2024, a procura por viagens permanece inalterada, mas as expectativas dos viajantes evoluem de ano para ano, com a procura pela tecnologia utilizada pelos turistas e viajantes de negócios a acelerar, ao mesmo tempo que as experiências personalizadas avançam ao nível das viagens individuais.
Assim, se no ano passado se assistiu ao “empilhamento” de viagens, ou seja, a realização de várias viagens por parte dos consumidores que foi classificado como “turismo de vingança”, este ano as tendências são outras.
“Este é um ano de otimismo para o turismo global, o primeiro ano totalmente ‘normal’ de viagens desde a virada da década”, disse Nicolas Huss, CEO do Grupo HBX. “Embora vários tópicos permaneçam perenes, incluindo o foco na personalização e na sustentabilidade, o Grupo HBX também antecipa uma mudança em direção ao bem-estar e ao aumento da procura por novas opções de pagamento por parte dos viajantes”, acrescenta.
Num contexto em que se sabe que o mundo recebeu +22% de turistas no terceiro trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano anterior em reflexo do bom verão turístico nos destinos do hemisfério norte, e que as receitas do turismo internacional poderão atingir, no total do ano, 1,4 biliões de dólares segundo a OMT, o Grupo HBX revela as tendências que moldarão a indústria das viagens em 2024.
Viagens experienciais: Dos desportos às compras, as reservas de viagens relacionadas com passatempos vão aumentar em 2024. Com as Olimpíadas neste verão, espera-se um aumento nas viagens para Paris, enquanto os fãs do futebol rumarão à Alemanha para assistirem ao EURO 2024. O entretenimento também deverá atingir o pico este ano, à medida que os consumidores reservam suas férias em destinos de compras. Londres, especialmente para os viajantes chineses, e os EUA sempre foram populares, mas também poderão surgir novos destinos, incluindo a Itália.
Viagens de luxo: As viagens de luxo, incluindo o segmento do turismo de bem-estar, estão a registar um aumento à medida que os viajantes dão prioridade à obtenção de um equilíbrio interno e externo harmonioso nas suas vidas. Os viajantes buscarão experiências mais exclusivas este ano, construídas em torno de experiências gastronómicas. Com muitos retiros oferecendo uma combinação de tudo isso, pode ser a maneira ideal de desligar e ao mesmo tempo cuidar do corpo e da mente.
Recuperação da Ásia-Pacífico: 2024 será o primeiro ano completo para viagens para a Ásia-Pacífico desde 2019. Isto significa que há muito para os turistas explorarem dentro e fora da região. Enquanto a China liderará o caminho, o Vietname verá um aumento significativo na popularidade.
Personalização e automação: Inquérito entre agentes de viagens parceiros do Grupo HBX revelam que até 90% dos viajantes procuram agora soluções personalizadas, com os clientes a procurarem não apenas serviços essenciais, como seguros e provisões financeiras, mas também pacotes de viagens abrangentes que ofereçam apoio ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana e assistência nos idiomas locais.
“Daycations” (férias de apenas um dia): 2024 verá o surgimento do “daycation”. Um dia na praia ou uma caminhada nas montanhas pode ser o tónico para uma reinicialização no trabalho. Tirar um dia – ou dois – também pode ser bom para o planeta e para a carteira, explorando novos lugares com um orçamento limitado.
Ascensão das viagens sustentáveis: Reciclagem, carros híbridos, redução do plástico – todas as maneiras pelas quais os consumidores estão a reduzir o seu impacto ambiental. Viajar não é diferente. Em 2024, mais pessoas procuram informações tangíveis e práticas que lhes permitam tomar decisões mais ecológicas ao escolher um fornecedor ou destino de viagens. Métricas como emissões de gases com efeito de estufa, utilização e composição de energia, utilização de água doce, poluição atmosférica e utilização de recursos são vitais para compreender o impacto de uma viagem e compreender que os viajantes podem reduzi-lo.
Foco nas Fintech (tecnologias financeiras): A procura de viagens está a aumentar, mas os cancelamentos, atrasos e falta de pessoal continuaram a afetar as operações de viagens em 2023. Isto pode criar atrito e stress para os viajantes, prejudicando as marcas e exigindo resolução. Para as empresas de viagens que procuram recuperar e expandir a sua quota de mercado no atual ambiente caótico, a fintech de viagens oferece soluções atraentes ao congelar preços, alterar ou cancelar reservas e remarcar facilmente voos interrompidos, pagando com os métodos que considerem mais convenientes.