Verão de 2023 poderá atingir os 100% de tráfego aéreo pré-pandemia
A temporada de verão da aviação que agora tem início pode vir a atingir os 100% do tráfego pré-pandemia. Quem o prevê é a Airlines for Europe (A4E), uma das maiores associações de companhias aéreas na União Europeia, que garante haver “bons sinais” para que isso aconteça.
A contínua procura de viagens aéreas que se tem vindo a verificar à medida que avançamos para o verão são sinais positivos que permitem aquela associação acreditar que os “100% do tráfego pré-covid-19” possa vir a ser atingido, até porque segundo a mesma alguns dos membros da A4E já terão ultrapassado os níveis de tráfego verificados em 2019.
No entanto, fatores como a inflação, a crise energética e tensões geopolíticas poderão, segundo a A4E, vir a causar algum impacto na procura, daí que o entusiasmo das companhias aéreas deve manter-se comedido.
De qualquer forma, dados da Eurocontrol, uma organização pan-europeia que dá apoio a este setor da aviação, indicam que entre os dias 15 e 21 de março passados, estavam a ser realizados cerca de 24 mil voos diários em média, ou seja, mais 4% do que o verificado na semana anterior e 88% dos níveis de 2019. Companhias como a Wizz Air (+39%), Ryanair (+13%), Turkish Airlines (+6%) e Vueling (+5%) registaram no mesmo período valores muito acima dos verificados no ano que antecedeu a pandemia.
A A4E recorda que o setor da aviação foi um dos mais afetados pelo covid-19, com companhias aéreas membro a perderem mais de 500 milhões de passageiros entre 2020 e 2021, quando comparado com 2019.