Veneza em perigo de entrar para a lista de “Património da Humanidade em risco”
A cidade italiana de Veneza pode vir a ser colocada pela UNESCO na lista de Património da Humanidade “em risco”, devido aos danos irreversíveis causados pelas alterações climáticas, pelo turismo em massa e pela falta de resposta das autoridades locais.
Segundo um comunicado desta Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, “os efeitos da deterioração contínua devido à intervenção humana, incluindo o desenvolvimento contínuo, os impactos das alterações climáticas e do turismo em massa, que ameaçam causar mudanças irreversíveis no valor universal excecional da propriedade”, são sérias ameaças a Veneza, que em 1987 entrou para a lista de Património da Humanidade.
A passividade das autoridades italianas perante estas “ameaças” é ainda descrita pela mesma organização como tendo “falta de pensamento estratégico no conjunto geral”.
Mas para que Veneza seja incluída nesta lista será necessária a aprovação dos Estados-membros numa reunião do Comité do Património Mundial, que decorrerá entre 10 e 25 de setembro, em Riade.