Vendas “estão melhor do que o ano passado”, afirmou Francisco Teixeira ao Turisver à margem do evento da Celebrity Cruises
A Melair reuniu o trade na noite desta quinta-feira, 4 de abril, num evento em Lisboa, para dar a conhecer as últimas novidades da Celebrity Cruises, companhia que integra o universo Royal Caribbean que a empresa representa em Portugal.
Em declarações ao Turisver, à margem do evento, Francisco Teixeira, diretor-geral da Melair, explicou que esta é mais uma “ativação de marca” que é justificada pelo facto de o Celebrity Ascent, mais recente navio da classe Edge, inaugurado em novembro do ano passado, “vir este mês para a Europa pela primeira vez”. Por isso, acrescentou, “lembrámo-nos de fazer, tanto no Porto como em Lisboa, uma acção junto dos nossos parceiros onde, para além de convivermos, podemos celebrar alguns dos restaurantes que temos a bordo”.
Em Lisboa foi escolhido o restaurante “Erva” porque a bordo do Celebrity Ascent existe o “Eden Restaurant” que “é um restaurante com um jardim vertical, de cozinha aberta” e “quisemos, de alguma maneira, dar aos parceiros um “cheirinho” daquilo que também temos a bordo”.
Desde que foi inaugurado, em novembro passado, o Ascent tem estado nas Caraíbas. Agora, o navio vai fazer itinerários no Mediterrâneo, com partida e chegada a Barcelona e também um Barcelona – Roma / Roma – Barcelona com escala nas ilhas gregas”, sendo o Ascent “o único navio da classe Edge que temos no Mediterrâneo”, sublinhou o diretor-geral da Melair.
Na Europa o Ascent estará para toda a temporada de verão, de abril a outubro mas “o nosso foco está nos meses de julho e agosto em que vai fazer cruzeiros de sete noites”, tanto com partida e chegada a Barcelona como dali para Roma e da capital italiana para a capital catalã.
“O interesse do Barcelona – Roma é que, mesmo com o embarque próximo de Portugal, este itinerário permite ir a Malta e às ilhas gregas, tornando uma das “pernas” dos voos mais curta”, afirmando que “quando vejo um itinerário com partida de Barcelona e a ir às ilhas gregas, considero que é um “plus” porque o voo de ida é curto e por isso mais económico, depois há o voo de regresso mais longo, ou ao contrário”.
Normalmente, pela limitação de lugares do inventário, é sempre preferível estimular as reservas antecipadas “no último trimestre de um ano e no primeiro do seguinte”. Este ano, no entanto, explicou o diretor-geral da Melair, “achámos que devíamos estimular as reservas também no segundo trimestre, mesmo estando já o inventário mais reduzido e com o preço um pouco mais elevado”.
“O mercado alterou muito, já não funciona tanto comandado pelo preço e achamos que este ano deveríamos ser mais ativos na captação do mercado que reserva durante o segundo trimestre, motivo pelo qual estamos a fazer estes eventos”, explicou o responsável.
Sobre as vendas, Francisco Teixeira disse ao Turisver que “estão a correr bem, estão melhores do que o ano passado, principalmente no que se refere ao preço médio, e na área de grupos também estamos muito satisfeitos”. No entanto, o mercado alterou-se um pouco, “a procura tem estado muito mais virada para as ilhas gregas e para o Adriático do que para o Mediterrâneo Oriental mas estamos satisfeitos com o ano”.