Vendas da Air Transat estão “a bom ritmo” mas Artur Sousa lamenta falta de promoção do Canadá em Portugal
Com maior oferta de voos no mercado português, as vendas da Air Transat para este verão estão a bom ritmo, afirmou Artur Sousa, diretor-geral da ATR, que representa a companhia em Portugal. Ainda assim, o responsável continua a lamentar a falta de promoção turística do Canadá em Portugal, que seria essencial para a companhia aumentar o tráfego de lazer.
À margem de uma iniciativa da Air Transat na BTL, Artur Sousa, diretor-geral da ATR, que representa a companhia aérea canadiana em Portugal, mostrou-se satisfeito com a evolução das vendas para o verão. Recordando que “a Air Transat aumentou novamente frequências este ano”, tendo, por isso, uma maior oferta no mercado”, o responsável sublinhou o facto de a Air Transat ser uma companhia que “opera durante o ano todo” para Lisboa, Porto e Faro.
Tendo em conta que os voos da companhia canadiana entre o Canadá e Portugal têm ainda como principal base de sustentação o mercado étnico, muito embora comece já a haver mais mercado corporativo, Artur Sousa afirmou que para este ano o foco vai ser aumentar o tráfego de turismo / lazer.
“O turismo ainda não está muito promovido, não pela Air Transat, que tem feito o seu trabalho, mas somos uma companhia aérea e tem que haver mais promoção do próprio Turismo [do Canadá] aqui em Portugal”, defendeu o responsável, acrescentando que a companhia tem “algumas ideias para pôr em prática este ano”, que vão ajudar a fomentar o mercado de lazer, muito embora não tenha querido adiantar quais.
Para o verão, as vendas estão a “correr bem”, com a companhia a esperar “aumentos face ao ano passado”, com base nos dados das reservas antecipadas. A propósito, o diretor-geral da ATR considerou que nos últimos anos “houve uma mudança muito significativa, que tem a ver com o advance booking, ou seja, os portugueses estão a comprar com maior antecedência, o que é bom para a Air Transat, para todas as companhias e para todos os parceiros”.
No que se refere às rotas mais procuradas, Artur Sousa referiu a rota do Porto, já que “somos a única companhia que opera diretamente do Porto para o Canadá”. Já em Lisboa “existe uma maior concorrência, embora nós tenhamos a vantagem de voar quer para Montreal quer para Toronto”, além de, através de uma parceria, “podermos vender não só Canadá como também Estados Unidos”. Aliás, o responsável frisa mesmo que “grande parte do sucesso de algumas rotas para o Canadá vem do mercado americano”, já que muitos americanos “preferem fazer Estados Unidos-Canadá-Lisboa”.