Vencedores do “Awake Tourism Challenge” terão período de incubação na Les Roches

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou os vencedores do “Awake Tourism Challenge” para celebrar as start-ups que estão a remodelar o setor do turismo a nível global. Os vencedores terão um período de incubação de três meses no SPARK Crans-Montana, o Centro de Inovação Les Roches Global Hospitality Education.
O “Awake Tourism Challenge” foi a segunda edição do Concurso Global Start-up da OMT centrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs). Os participantes foram avaliados com base na forma como estão a contribuir para o desenvolvimento de um setor turístico inclusivo, resiliente e sustentável, com enfoque em seis temas centrais: Envolvimento das Comunidade Locais; Economias Verde e Azul; Criação de Capital Ecológico e Sustentável; Tourism Tech for Good; Educação Turística e Empoderamento das Mulheres.
Para Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, “as start-ups do turismo têm o poder e a agilidade para transformar o setor em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescentando que os vencedores do Awake Tourism Challenge da OMT “têm todos o potencial para ajudar a construir um setor mais inclusivo e resiliente e esperamos apoiá-los à medida que crescem em tamanho e influência”.
O concurso, que atraiu mais de 2.000 participantes de 120 países de todo o mundo, contou com um júri especializado que selecionou 30 finalistas e depois 15 vencedores.
Coastruction (Holanda), Noytrall (Portugal), SmArt Tourism and Hospitality Consulting (Panamá), Quantum Temple (EUA), Socialbnb (Alemanha), Instituto de Accesibilidad (Espanha), Kamatjona (Namíbia), Baahdy & Birdy (Noruega), WeavAir (Singapura), r3charge (Alemanha), Impact Innovations Institute (Arménia), NomadHer (Coreia do Sul), Murmuration (França), Evelity by Okeenea Digital (França) e Accessible Qatar (Qatar) são as empresas vencedoras.
Os projetos foram reconhecidos por oferecerem um serviço inovador com elevado valor para o cliente, sobretudo com elevados níveis de envolvimento dos jovens e das comunidades locais. As start-ups foram também reconhecidas pela utilização da tecnologia para monitorizar e gerir o impacto ambiental da atividade turística.
Aos vencedores será oferecido um período de incubação de três meses no SPARK Crans-Montana, o Centro de Inovação da Les Roches do grupo Sommet Education, onde participarão em mentorias, atividades de networking e terão acesso a um laboratório VR, Digital Studio, e a um espaço de co-trabalho dedicado.
Além disso, receberão também bolsas de estudo para a Academia Online de Turismo da OMT, serão incluídos no Catálogo de inovadores de topo da mesma organização, serão apresentados numa campanha de comunicação global para mostrar cada vencedor e convidados para tutorias com parceiros de projeto.
Carlos Díez de la Lastra, Chief Executive Officer Les Roches mostrou-se entusiasmado “por acolher as novas empresas vencedoras nos nossos campus; apoiar e alimentar os seus talentos para que possam transformar as suas ideias e criatividade em serviços e produtos concretos que terão impacto na forma como todos nós vivemos e viajamos de forma sustentável”.