Vasco Translator M3: 70 línguas na palma da mão
Fundada em 2008, a Vasco Electronics é uma empresa internacional da área de tecnologia que comercializa dispositivos tradutores de línguas de alta precisão. O seu mais recente aparelho é o M3, um pequeno dispositivo capaz de traduzir 70 línguas.
Pela sua pequena dimensão, e pelo facto de conseguir traduzir, com uma elevada precisão, cerca de 70 línguas, o Vasco M3 é um equipamento de grande utilidade para quem viaja, seja em lazer ou negócios, mas também para quem trabalha no turismo.
O aparelho, de tão pequenas dimensões que cabe em qualquer bolso, tem o preço de 289€ mas, como afirmou ao Turisver o country manager da Vasco Electronics para Portugal e Brasil, João Fernandes, vale cada cêntimo que custa e paga-se a si próprio com poucas utilizações. Porquê? Logo à partida porque é capaz de traduzir 70 línguas em mais de 200 países. Se isso não bastasse, o aparelho tem internet ilimitada e a sua utilização, em termos empresariais, nomeadamente em pequenos negócios, paga facilmente o seu custo.
João Fernandes exemplifica: “Uma pequena unidade de alojamento pode ter muita dificuldade em atender clientes que apenas falem alemão, japonês ou chinês e pode até perder negócio por isso. Ora, com este aparelho isso deixa de acontecer. Facilmente se consegue conversar, traduzir documentos, ou ementas se for o caso de um restaurante. Ao ganhar esses clientes, o aparelho paga-se com a maior facilidade”.
Daí que o aparelho seja também indicado para empresas de animação turística: “hoje as pessoas só falam inglês e muitas vezes levam turistas de outras nacionalidades, a quem têm que servir de guias e explicar o que vão vendo e a comunicação fica difícil. Se usarem este aparelho, fica tudo muito simples”, até porque a tradução é feita com 96% de fiabilidade. “Usamos 10 motores de tradução”, indica João Fernandes, justificando assim a fiabilidade das traduções realizadas pelo aparelho.
Simples é também a utilização do M3: basta selecionar a língua mãe e depois a língua para a qual se pretende fazer a tradução, o aparelho faz o resto – em áudio, através de voz, e também através de texto escrito. “Podemos ir para a China, sem problemas, porque o aparelho vai traduzir tudo mesmo que só falemos português”. Continuando no exemplo da China, onde um português não entende um menu se apenas estiver e chinês “basta apontar o aparelho para o menu que de imediato teremos a tradução”.
Em áudio, a tradução “demora cerca de um segundo, muitas vezes ainda menos”, em texto escrito “demora um pouco mais mas não muito, anda em torno dos cinco segundos”, salientou João Fernandes – e nós tivemos oportunidade de testar isso mesmo.
As funcionalidades o M3 não se ficam por aqui, já que é possível traduzir chamadas telefónicas: “basta colocar o telefone em alta voz, pôr o tradutor em cima, fazemos play, são dadas instruções para a pessoa que está do outro lado a avisar que vai ser feita uma tradução e depois de um sinal sonoro, começa-se a falar, o aparelho capta tudo e traduz”, indicou o country manager da Vasco Electronics.
Além disso o Vasco Translator M3 permite conversas de grupo com até 100 pessoas a falarem em diferentes idiomas, de forma presencial ou por telefone. O utilizador pode iniciar a sua própria chamada ou juntar-se a uma já existente recorrendo à câmara integrada para digitalizar um código QR gerado pela aplicação.
O M3 vem com um cartão SIM integrado. Com internet gratuita e ilimitada que pode ser utilizada em cerca de 200 país, está equipado com um touchscreen de duas polegadas e “recebe atualizações gratuitas, sem necessitar de aplicações ou de um smartphone”, destacou ainda o nosso entrevistado.
A Vasco Electronics é uma empresa internacional de origem polaca que está presente em 21 países, incluindo o Japão, e conta com escritórios em Espanha e Portugal.