Valência apresenta novo Plano Estratégico para liderar turismo urbano sustentável

A Câmara Municipal de Valência, através da Fundación Visit València e a área de Turismo, apresentou esta terça-feira, 15 de abril, o seu novo Plano Estratégico de Turismo 2025-2028, destinado a consolidar a cidade como um destino urbano sustentável líder no Mediterrâneo.
“O nosso principal objetivo é consolidar Valência como um destino urbano líder no Mediterrâneo, gerindo o seu crescimento turístico de forma sustentável e respeitosa com o estilo de vida dos nossos residentes. Apostamos num modelo baseado na hospitalidade, no qual quem nos visita partilha o espaço e os nossos costumes com respeito. Queremos equilibrar o crescimento turístico com o estilo de vida mediterrânico e ter a capacidade de decidir quem nos visita, em que quantidade, em que momentos e com que propósito”, explicou Paula Llobet, vereadora do Turismo, Inovação e Investimento na abertura do evento que teve lugar no Palau de Congresos.
Acrescentando que este novo plano contém 22 desafios estratégicos, cinco eixos de ação e 50 medidas concretas, que foram desenhadas através de um processo participativo, no qual se realizaram 38 entrevistas pessoais, três sessões de validação e sete mesas de trabalho.
“Este é um plano participativo, com o envolvimento ativo de atores institucionais, económicos e sociais; prático, porque se traduz em ações mensuráveis e executáveis; realista, pois adapta-se ao contexto atual da nossa cidade; e aberto, porque está preparado para se ajustar com agilidade a um ambiente em constante mudança”, disse Llobet.
Tono Franco, diretor da Fundação Visit València, foi o responsável por explicar as principais linhas de atuação deste plano e que assentam na Sustentabilidade, Governança, Proposta de valor, Inovação e Integração.
Além disso, o plano inclui uma programação anual baseada em metodologias, ferramentas e mecanismos de avaliação, como uma mesa de trabalho conjunta, um quadro de controlo e sistemas de indicadores estratégicos e operacionais.
“Estamos a promover um modelo de crescimento turístico que antecipa e atua sobre os possíveis impactos negativos, coloca o cidadão no centro da política turística e torna-o beneficiário das suas vantagens, toma decisões informadas baseadas em dados e conhecimento como base dos nossos programas, e atrai um visitante comprometido com os valores da nossa cidade — tudo isto através da inovação e da governação colaborativa”, concluiu Llobet.