Universidade de Aveiro abre candidaturas a cursos de Turismo
As candidaturas ao Programa Doutoral ao Curso de Formação Avançada em Turismo da Universidade de Aveiro vão de correr de 14 de Julho a 3 de agosto.
Ministrados pelo Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, os cursos têm como diretores Carlos Manuel Martins da Costa (Programa Doutoral em Turismo) e Armando Luís Lima de Campos Vieira (Formação Avançada em Turismo).
Correspondendo às dinâmicas e aos desafios inerentes ao setor do Turismo, e consolidando a implementação dos princípios subjacentes ao processo de Bolonha, a Universidade de Aveiro (UA) criou o Programa Doutoral em Turismo (PDT) e o Curso de Formação Avançada em Turismo.
Ambas as formações têm em vista promover a formação avançada em Turismo, preparando investigadores neste domínio do conhecimento, bem como profissionais com competências para desempenhar funções de enquadramento em empresas privadas e públicas.
O PDT é ministrado em três anos, sendo o primeiro dividido em dois semestres, sendo de salientar que a conclusão de todas as unidades curriculares do Programa Doutoral, com a exceção da tese, dará acesso a um Curso de Formação Avançada na área do Turismo.
Conhecimento e Estratégia em Turismo; Marketing em Turismo e Metodologias de Investigação em Turismo, são os temas do primeiro semestre, que conta ainda com as opções Estudos Avançados em Ciências do Ambiente; Geologia Médica; Marketing na Internet; Temas de Turismo Cultural; Território, Competitividade e Inovação. No segundo semestre, as temáticas são: Turismo e Território; Análise de Dados; Economia do Turismo, com as opções Dinâmicas de Indústrias e Internacionalização; Estratégia e Negócios Internacionais; Estudos Avançados em Engenharia do Ambiente; Geopatrimónio e Patologias de Materiais Naturais de Construção; Inovação e Empreendedorismo e ainda Património Cultural.
Já o curso de Formação Avançada em Turismo tem a duração de dois semestres, sendo que no primeiro são abordadas as temáticas Marketing em Turismo; Conhecimento e Estratégia em Turismo; e Metodologias de Investigação em Turismo. No segundo semestre os temas versam a Análise de Dados; a Economia do Turismo e ainda Turismo e Território.