Universidade Aberta com candidaturas para formações especializadas na área do Turismo
Estão abertas até ao próximo domingo, 25 de maio, as candidaturas para um novo conjunto de formações especializadas na área do Turismo, desenvolvidas no âmbito do Projeto PRR intitulado Tourism International Academy (TIA). As formações são gratuitas e ministradas online.
As Microcredenciais correspondem a uma modalidade formativa de curta duração, não conducente a grau, que visa a criação de aptidões e competências, para as transformações globais emergentes, desenvolvendo uma perspetiva prática e aplicada à realidade.
A Universidade Aberta é a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal, estando estas formações gratuitas ministradas online vocacionadas para profissionais da área do Turismo e Hotelaria.
São sete as microcredenciais promovidas pela Universidade Aberta com início marcado para junho: «Turismo e Saúde Preventiva»; «Turismo e Digitalização»; «Turismo e Coesão Territorial»; «Turismo Acessível e Inclusivo»; «Qualidade em Turismo»; «Mercados Turísticos»; «Comunicação, Literatura de Viagens e Turismo Cultural».
Podem candidatar-se pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas diferentes áreas do Turismo e da Hotelaria; discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; quadros de ONG’S, autarquias, juntas de freguesia, e associações, entre outros; que sejam titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
As Microcredenciais, assim como os diversos cursos de especialização e graduação oferecidos pela Universidade Aberta no âmbito do Projeto TIA, são financiados pela União Europeia – NextGenerationEU e enquadram-se no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, sendo entendidos como uma oportunidade valiosa e acessível para a valorização profissional neste setor e indústria em crescimento.
“São formações desenvolvidas muitas delas em parceria com instituições do setor, que abrem as portas da Universidade Aberta para a indústria do Turismo, democratizando o conhecimento e cumprindo com a função de aproximação da academia à sociedade. Para além deste facto, procura-se nestas formações dar um sentido de aplicação ao conhecimento, promovendo o espírito empreendedor dos formandos, nomeadamente com a consideração da possibilidade de desenvolvimento de projetos empreendedores ligados ao Turismo”, refere a equipa de coordenação do TIA, liderada pelos professores José António Porfírio e António Eduardo Martins.
O projeto TIA – Tourism International Academy resulta de um consórcio estratégico entre a Universidade Aberta (UAb), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto do Turismo de Portugal, com o objetivo de reforçar a qualificação e especialização de profissionais e estudantes do setor.


