UE em busca do Destino Europeu de Excelência 2023

Estão abertas até dia 1 de junho, as candidaturas ao concurso EDEN através do qual a Comissão Europeia premeia pequenos destinos pioneiros em turismo sustentável.
A Comissão Europeia lançou quinta feira o concurso para Destino Europeu de Excelência (EDEN) 2023, uma iniciativa que premeia as melhores conquistas ao nível do turismo sustentável e as melhores práticas de transição ecológica nos destinos de menor dimensão na Europa.
Para concorrerem ao título de Destino Europeu de Excelência 2023, devem ser demonstradas as melhores práticas de turismo sustentável e transição ecológica. A competição abrange os países da UE e países externos à UE que participem no Programa COSME. As candidaturas serão, em primeiro lugar, avaliadas por um painel de peritos em sustentabilidade independentes. Na segunda fase, três cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar a respetiva candidatura perante o Júri europeu que irá depois selecionar o Destino Europeu de Excelência 2023, que será anunciado em novembro de 2022.
O destino vencedor será destacado como pioneiro do turismo sustentável empenhado nos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e irá receber apoio especializado em comunicação e imagem de marca ao nível da EU, durante o ano de 2023. Para formalizarem a sua candidatura, os representantes dos destinos devem preencher um formulário online.
“Os Destinos Europeus de Excelência são uma iniciativa da União Europeia, implementada pela Comissão Europeia. Tem por objetivo reconhecer e premiar destinos de menor dimensão que tenham implementado estratégias bem sucedidas para impulsionar o turismo sustentável através de práticas de transição ecológica. O concurso baseia-se no princípio de promoção do desenvolvimento do turismo sustentável em destinos que acrescentam valor à economia, ao planeta, e às pessoas”, explica a Comissão Europeia.