Turneo obtém financiamento de 2M€ e aposta na expansão no mercado hoteleiro português
A Turneo, start-up de tecnologia de viagens centrada em turismo experiencial, acaba de anunciar um investimento de dois milhões de euros pela Bessemer Venture Partners, líder mundial em capital de risco de early stage, com a participação da Underline Ventures.
Permitir que os hotéis ofereçam aos seus hóspedes atividades diferenciadoras, aumentar a equipa, melhorar produtos e expandir a novos mercados, como é o caso de Portugal são os objetivos deste financiamento.
A Turneo reconhece no nosso país um enorme potencial para o mercado do turismo de experiência. Com a presença da start-up, Portugal poderá diferenciar-se de outros destinos, apostando na promoção da cultura local através de experiências como passeios gastronómicos e históricos, provas de vinho e atividades de aventura na natureza.
A cadeia Azoris Hotels & Leisure, que conta com três unidades de quatro estrelas no arquipélago dos Açores, estabeleceu uma parceria com a Turneo, passando a oferecer uma gama diversificada de experiências de wellness e atividades ao ar livre. No leque de ofertas disponíveis incluem-se massagens no spa do hotel, picnic boxes para desfrutar enquanto exploram a ilha, partidas de golfe ou passeios de bicicleta pela cidade.
A start-up faculta aos hóspedes a possibilidade de navegarem e reservarem atividades no site ou na aplicação do estabelecimento. Ao mesmo tempo, fornece, aos hotéis, uma plataforma única onde toda a oferta de atividades internas e de parceiros é gerida. Isto inclui a criação e publicação de novas experiências e de parcerias com fornecedores locais, bem como a análise de dados de atividades, informações e comentários dos seus hóspedes.
Fran Kauzlaric, cofundador da Turneo, explica que “os viajantes planeiam e reservam atividades antes de chegarem ao seu destino”, acrescentando que “com a Turneo, os hotéis podem finalmente mostrar os seus destinos e gerir a oferta de atividades aos seus hóspedes. Isto significa hóspedes mais felizes, com lucros adicionais e menos problemas operacionais”.
Nos últimos anos assistiu-se a um crescimento significativo do mercado do turismo experiencial, prevendo-se que atinja os 463 mil milhões de dólares até 2030. Destes, a Turneo prevê que 172 mil milhões sejam gerados através de unidades hoteleiras. “Historicamente, os quartos eram o principal fator de receita dos hotéis. No entanto, as preferências dos viajantes mudaram drasticamente nos últimos anos, e apenas vender quartos não é suficiente”, disse Aditya Nidmarti, investidor da Bessemer Venture Partners e recém-nomeado administrador da Turneo.