Turkish Airlines é a 1ª companhia aérea a patrocinar a Liga dos Campeões

A Turkish Airlines anunciou esta terça feira a assinatura de um acordo com a UEFA Champions League para patrocinar esta competição. Para a GlobalData este patrocínio “significa recuperação do setor aéreo” e a “fragilidade das criptomoedas”.
Com este acordo, a Turkish Airlines, torna-se na primeira companhia aérea a cooperar com a UEFA, primeiramente no EURO 2016, mas também na primeira companhia de aviação a patrocinar a UEFA Champions League, juntando-se assim aos restantes patrocinadores oficiais da competição, sublinha a transportadora em nota à imprensa. Destaca ainda que a final da competição será jogada em Istambul, coincidindo com o 90º aniversário da Turkish Airlines e o 100º da República da Turquia.
Para a GlobalData, o “patrocínio da Liga dos Campeões por parte da Turkish Airlines significa a recuperação do setor aéreo e a fragilidade do patrocínio de criptomoedas” uma vez que a notícia de que a Turkish Airlines se ia tornar na primeira companhia aérea a patrocinar a UEFA Champions League seguiu-se à desistência do acordo por parte da Crypto.com.
Conrad Wiacek, chefe de análise esportiva da GlobalData, empresa de análise de dados afirmar que o facto de a Turkish Airlines se tornar a primeira companhia aérea parceira da UEFA Champions League significa “um retorno à saúde para o que era um setor de patrocínio tradicional pré-pandemia. Um patrocínio desse valor, de cerca de 60 milhões de dólares por ano, sugere não apenas a recuperação do setor aéreo, mas também robustece a força do patrocínio como meio de construção de marca”.
“Juntar-se a empresas como Emirates, Delta Airlines e Etihad como patrocinadora de grandes entidades desportivas sugere que a Turkish Airlines deseja destacar sua recuperação”, acrescenta.
Nicholas Wyatt, chefe de viagens e turismo da GlobalData, afirma que “poucas operadoras podem igualar o alcance da Turkish Airlines quando se trata de conectividade global, e a companhia aérea está a procurar consolidar a sua posição como grande player global, auxiliado pelo megaprojeto do aeroporto em Istambul. A Turkish Airlines está na mesma liga que empresas como Emirates e Delta, pelo que faz todo o sentido que tenha procurado um acordo com uma entidade desportiva de primeira linha, capaz de conferir o mais alto nível de exposição da marca”.
O mesmo responsável defende que “o acordo também representa uma grande vitória para a UEFA, após a notícia de que a Crypto.com desistiu do acordo de patrocínio no último minuto – custando à UEFA cerca de 80 milhões de dólares por ano”.
“As parcerias de criptomoedas valiam mais de 566,87 milhões de dólares por ano no final de 2021 em comparação com os 234,24 milhões gastos pelas companhias aéreas. No entanto, com o colapso das criptomoedas em 2022, o setor de criptomoedas está a reavaliar os seus orçamentos e estratégias de marketing, levando a questionar se continuará a ser o porto seguro que se tornou para a indústria desportiva durante a pandemia”.