Turistas de longo curso optam por prolongar férias e visitar vários países na Europa
As conclusões do Barómetro das Viagens de Longo Curso da European Travel Commission apontam que os viajantes de longo curso que tencionam visitar a Europa este verão, tendem a optar por férias mais longas e viagens multipaíses.
O Barómetro refere que 67% dos viajantes de longa distância para a Europa estão a optar por itinerários multipaíses, sendo que as companhias aéreas “full service” continuar a ser as preferidas por 51% dos entrevistados. Os passes de comboio surgem como a segunda opção mais popular (30%) devido à sua flexibilidade e custo-benefício para viajar por vários destinos. De referir, igualmente, que as companhias aéreas de baixo custo (29%) e o comboio (24%) são populares entre os viajantes preocupados com o orçamento.
Ainda assim, 21% dos entrevistados afirmaram estar a planear uma visita aprofundada a um único país europeu. Para essas viagens domésticas, as passagens de ida e volta comboio são a escolha mais popular (32%), oferecendo uma maneira conveniente e eficiente de viajar entre cidades em distâncias curtas a médias. Os viajantes que buscam mais liberdade e flexibilidade estão a optar pelo aluguer de automóveis (29%).
Apesar da crescente popularidade de orçamentos diários entre os 100€ e os 200€ desde 2019 (+8%), também há um interesse maior em férias prolongadas, embora as viagens de uma a duas semanas continuem a ser a escolha mais popular (57%).
Exemplo da alteração de comportamentos é o facto de 53% dos entrevistados ter revelado abertura para viajar para a Europa durante a época baixa, por ser mais económico e permitir outro tipo de experiências. No entanto, 61% dos entrevistados preferem destinos com infraestruturas bem desenvolvidas e atrações renomadas, enquanto apenas 39% mostram interesse em explorar locais menos conhecidos.