Turistas com elevados rendimentos dispostos a gastar mais em hotelaria

Alojamentos “premium” e exclusivos, procura por experiências únicas em destinos ímpares e turismo de bem estar são algumas das tendências dos turistas europeus das classes mais elevadas que também buscam práticas de turismo sustentável.
De acordo com uma análise de dados efetuada pela MoneyTransfers, quase dois terços dos turistas europeus com elevados rendimentos (concretamente 62%) planeiam gastar mais em lazer e hotéis ao longo do corrente ano. Os principais impulsionadores desse aumento nos gastos são o desejo por experiências de lazer de melhor qualidade e a expansão do mercado global de viagens.
Os turistas europeus das classes mais abastadas estão à procura de maneiras de aproveitar ao máximo seu tempo longe de casa. Isso é evidente na sua predisposição para aumentar os gastos com alojamento, dando preferência a hotéis e resorts de luxo, assinala o CEO da MoneyTransfers, Jonathan Merry, vem explicando esses números.
Merry sugere ainda que o número indica a crescente importância das viagens e do lazer entre os mais ricos. “Recentemente, houve uma mudança de itens de luxo tradicionais, como carros e relógios, para experiências e destinos de férias únicos”, sublinha o especialista.
Para a indústria hoteleira esta vontade de gastar mais com o alojamento, por parte dos turistas upper class significa que está a existir uma procura crescente por opções de alojamento “premium”.
O estudo sublinha que “este crescimento é uma excelente notícia para a indústria hoteleira”, uma vez que este tipo de turistas gasta muito mais nas férias e se bem que muitos viajem na alta temporada muitos outros escolhem épocas diferentes.
Quanto a tendências, o estudo refere que “existe uma forte procura de experiências únicas”, o que pode incluir desde experiências gastronómicas exclusivas até opções de alojamento também exclusivas. Por isso, recomenda o estudo, “os hotéis devem encontrar maneiras de se diferenciar de seus concorrentes e oferecer aos hóspedes uma experiência que eles não podem obter em nenhum outro lugar”.
Por outro lado, há também um interesse crescente pelo turismo de bem-estar que inclui atividades como ioga, meditação e tratamentos de spa, pelo que “os hotéis precisam de se certificar de que possuem instalações e serviços adequados para atender a este tipo de procura”.
Registe-se ainda que estes turistas de alto rendimento estão cada vez mais interessados em práticas de turismo sustentável e querem garantir que os milhares de euros que gastam durante as suas férias são destinados a empresas que não agridem o meio ambiente e que, pelo contrário, fazem algo para o proteger. Daí que o estudo recomende que “os hotéis devem enfatizar seu compromisso com a sustentabilidade e mostrar os seus esforços nesta área”.