Turismo Religioso alvo de “maior atenção” nos últimos anos
A afirmação é do Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, proferida esta quinta feira, 23 de junho, na sessão de abertura da décima edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, em Fátima.
Em ano de 10º aniversário do maior evento de turismo religioso em Portugal, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que “ao longo de 10 anos, a atenção ao turismo religioso deu frutos, e hoje podemos afirmar que passou a receber uma cada vez maior atenção, e muito se deve a esta iniciativa”.
Os dois anos de pandemia impactaram de forma muito negativa no turismo religioso. De acordo com os dados apresentados, em 2017, o ano do Centenário das Aparições, foram registados em Fátima cerca de nove milhões de peregrinos, em 2018 cerca de sete milhões e seis milhões em 2019. Já no ano de 2020, o Santuário recebeu apenas 1,4 milhões de peregrinos, um claro efeito da pandemia que afetou o mundo e impediu as viagens. Já o ano passado, o número aumentou para 2,5 milhões, um número que, continuou a ficar muito “aquém dos assinalados anteriormente”. Com a retoma do turismo, espera-se que agora os números venham de novo a crescer.
Mas ainda há “entraves”, como lembrou Alexandre Marto, da Turismo Centro de Portugal: “alguns mercados têm em arrancar, nomeadamente o brasileiro e os asiáticos, em particular o sul-coreano”, que ao longo dos anos têm sido de grande importância para Fátima.
Em 2023, Fátima poderá viver uma “enchente”, já que Lisboa recebe, de 1 a 6 de agosto, a Jornada Mundial da Juventude e há a garantia de que o Papa Francisco virá, não apenas a Lisboa mas também a Fátima. “O Papa vai estar em Fátima mas não sabemos se antes, se durante, se depois da Jornada Mundial da Juventude”, anunciou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, durante a apresentação esta iniciativa nos X Workshops Internacionais de Turismo Religioso.
Organizados pela ACISO, com a colaboração das câmaras de Ourém e Guarda e do Santuário de Fátima, os Workhops Internacionais de Turismo Religioso, são uma “referência mundial para o ‘trade’ do turismo religioso”, realçou Purificação Reis, presidente daquela estrutura associativa, que fez questão de evocar os 10 anos de um evento que já recebeu profissionais de 61 nacionalidades.
Para assinalar a data foi oferecida ao Santuário de Fátima uma imagem de Nossa Senhora de Fátima coberta com “o manto da esperança”, que tem bordadas pombas e as bandeiras dos 61 países.
Na X edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso participam 122 hosted buyers, 123 suppliers e 41 expositores que, ao todo, representam 47 países.