Turismo Porto e Norte traça “destino estratégico” para os próximos sete anos

O Turismo Porto e Norte estabeleceu, em Assembleia Geral, os desígnios estratégicos até 2030, em que a Inteligência Estratégica & Diversificação, a Imagem & Posicionamento do destino, a Capacitação & Qualificação, a Sustentabilidade e a autonomia financeira da Associação são pontos a desenvolver.
A apresentação, discussão e aprovação da Estratégia da ATP para 2024/30 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2024 foram os pontos principais da ordem de trabalhos da sessão que decorreu em Matosinhos.
Os eixos de intervenção na Estratégia 2024/30 incluem a Sofisticação do destino, a Transferência e Valorização do Conhecimento, a Diversificação da Atividade, a Capacitação e Financiamento e a Comunicação e Articulação Institucional.
O plano estratégico para 2024/30 foi aprovado, tal como o Plano de Atividades e Orçamento da ATP para 2024, e o Plano e Orçamento da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) para o ano que está a começar, este último na sequência de Assembleia Geral realizada em Amarante. No total, foram aprovados mais de 14 milhões de investimento para a promoção do destino.
Segundo Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, “a região continua a apresentar uma evolução extremamente positiva nos principais indicadores, registando-se uma sucessiva melhoria da receita por turista, o que constitui um fator de satisfação pelo caminho percorrido até agora, mas, acima de tudo, uma responsabilidade acrescida para o futuro”, acrescentando: “Queremos continuar a contribuir para um crescimento em valor da oferta do Porto e Norte e a Estratégia 2024/30 insere-se nesse propósito.”