Turismo nos Açores gera receitas de quase mil milhões de euros, diz Berta Cabral
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, falava na quinta-feira, 31 de outubro, no Azores Tourism Summit 2024, que decorreu até sábado em Ponta Delgada, onde destacou o valor da atividade turística para a economia regional.
No evento, Berta Cabral anunciou que os Açores têm uma receita total de quase mil milhões de euros no setor turístico (valores diretos, indiretos e induzidos), representando atualmente 17% do emprego, 17% do PIB (Produto Interno Bruto) e quase 20% do VAB (Valor Acrescentado Bruto).
De acordo com uma nota divulgada na página oficial do Governo dos Açores, os números divulgados fazem parte do Estudo Macro Económico do Turismo nos Açores, encomendado pela Direção Regional do Turismo e realizado pela Ernst &Young.
“Estes números provam, como temos vindo a referir, que o turismo é um grande motor da economia açoriana”, afirmou a governante, destacando que “o Turismo nos Açores é único, é singular e tem muito para oferecer ao longo de todo o ano e em todas as ilhas”.
“Somos um único destino, com nove subdestinos. Somos nove ilhas e cada uma delas tem valor para oferecer, tem turismo de qualidade para oferecer a quem nos visita e durante todo o ano”, defendeu.
Recordando que, em 2023, o turismo nos Açores cresceu 15,8% em dormidas e quase 24,8% nas receitas, a secretária regional frisou que “um destino que sobe mais nas receitas do que nas dormidas é um destino sustentável, um destino que está continuamente a criar valor, porque está a crescer mais em qualidade do que em quantidade”.
Frisando que “o turismo nos Açores tem que ser sempre competitivo no valor que oferece, nos produtos que tem para oferecer aos nossos turistas, nos recursos que são alocados a esses produtos, preservando aquilo que é essencial”, Berta Cabral deixou claro que os Açores têm que “continuar a ser um destino com retorno económico, com qualidade, com turistas que deixem valor nas nossas nove ilhas”, porque os empresários querem ter o retorno dos investimentos realizados.