Turismo no Minho em análise na Católica Braga
“Minho, INovação e Sustentabilidade no Turismo” é o tema da conferência internacional que vai decorrer no próximo dia 8 de junho, a partir das 09h00, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga.
O evento, que contará com a apresentação dos resultados de um estudo conduzido junto das empresas do setor turístico, entidades e residentes da região, visa refletir sobre o modo como o setor pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Minho.
A conferência, que vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais em Sustentabilidade e Turismo, vai ser aberta por João Duque (pró-reitor do Centro Regional), que introduzirá a conferência. Seguem-se as intervenções de Manoel Batista (presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho), Domingos Bragança (presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave) e Ricardo Rio (presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado).
“Inovação para a Sustentabilidade do Turismo no Minho: tendências e ações inovadoras” é o tema do primeiro painel que contará com intervenções de François Bédard (diretor do World Centre of Excellence for Destinations), Carla Pinto Cardoso (coordenadora do Departamento de Turismo da Universidade Católica Portuguesa), Sem Ramsamy (perito Internacional em Turismo e Consultor OMT), Sérgio Moreno Gil (diretor das Relações Institucionais da UNESCO) e Walter Jamieson (consultor Internacional em Planeamento e Desenvolvimento Turístico na OMT e UNESCO).
Num segundo painel estará em análise a temática “Governança & Políticas Públicas para a sustentabilidade dos destinos”. As intervenções ficarão a cargo de Susana Grácio (representante da equipa de Sustentabilidade do Turismo de Portugal, I.P.), Luís Pedro Martins (presidente da ERT Porto e Norte de Portugal) e António Cunha (presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte).
A parte da tarde será preenchida pelo tema “Turismo, Natureza e Biodiversidade no contexto da agenda 2030”. Alexandra Carvalho (diretora do Fundo Ambiental), Jamel Gamra (ex-ministro do Turismo da Tunísia), Ana Ladeiras (fundadora e CEO da Aroud Europe Advisors), Sandra Sarmento (diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte – ICNF) e Oliver Hillel (especialista oficial no Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica administrado pelas Nações Unidas).
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição através do link: https://forms.gle/ojqnW5nbYZqSBoy68