Turismo nas Caraíbas vai continuar a crescer na próxima década

Com a maioria dos países das Caraíbas a demonstrar uma forte recuperação ao nível da chegada de turistas, os últimos indicadores são de que o turismo na região continuará no caminho do crescimento, apontando-se uma subida de 5,5% ao ano para a próxima década.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo, a chegadas de turistas à região das Caraíbas até julho de 2022 atingiu 81,9% do número registado no mesmo período em 2019, enquanto as chegadas de turistas a nível global ficaram se quedaram pelos 57,1% no mesmo período.
Comparando com outras regiões do mundo, a maioria dos países da região do Caribe tem mostrado uma forte recuperação, com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) a prever mesmo um crescimento anual de 5,5% nos próximos 10 anos.
Citando estas perspetivas, a presidente da Associação da Hotelaria e Turismo das Caraíbas, Nicola Madden-Greig recorda que é esperado que que o setor de viagens e turismo do Caribe cresça a uma taxa média anual de 5,5%, atingindo os 85,1 mil milhões de dólares até 2033, número que se compara com os 50 mil milhões em 2022, ao mesmo tempo que se prevê que o emprego no setor cresça a uma taxa média de 3,3% ao ano.
A mesma responsável sublinha, no entanto, que o turismo na região deverá enfrentar alguns desafios como a falta de conectividade aérea, escassez de mão de obra, interrupções na cadeia de suprimentos e os reflexos da situação económica internacional.
Entre os destinos que tiveram melhor comportamento este ano, destacou-se a República Dominicana que até novembro registou 7,4 milhões de visitantes estrangeiros (turistas / passageiros aéreos e visitantes em cruzeiros), mais um milhão que o recorde de 6,4 milhões que tinha alcançado em 2019.
Outros destinos, como as Ilhas Virgens Americanas, Porto Rico, Curaçao, Turks e Caicos, Aruba e Antígua e Barbuda, estão também prestes a ultrapassar o número de turistas que tinham alcançado em 2019.
A caminho da recuperação está também a Jamaica, embora esteja ainda a pouco mais de ‘meio caminho’ no que toca a alcançar os registos da pré-pandemia. Estimativas dos responsáveis turísticos do país apontam para que no total do ano de 2022 a Jamaica receba cerca de 3,2 milhões de visitantes, sendo 1,1 milhões referentes a cruzeiristas.