Turismo internacional na Bahia cresce 51,9% no 1.º semestre do ano, Portugal é segundo mercado emissor
O número de turistas estrangeiros que visitaram o estado da Bahia, no Brasil, no primeiro semestre do ano teve um aumento de 51,9%, quando comparado com igual período de 2023. Um crescimento justificado pelo esforço na estruturação do destino e captação de voos internacionais.
Os dados, avançados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo locais dão ainda conta que o território baiano recebeu 45% dos turistas internacionais que procuraram o Nordeste brasileiro.
Segundo o secretário de Turismo do Governo da Bahia, Luís Bacelar Maurício, “esse crescimento é resultado do esforço do Governo do Estado na estruturação do destino Bahia e captação de voos internacionais”, acrescentando ter havido “um incremento nas linhas de Portugal e da Espanha e a abertura do voo direto do Chile para Salvador, além da ligação da Argentina com Porto Seguro”.
O mesmo responsável espera ainda que o segundo semestre do ano traga “um aumento ainda maior, com o voo de Paris e a retoma da linha fretada da Polónia para a nossa capital. Seguimos na prospeção de novas rotas do exterior, com boas negociações em andamento”.
Recorde-se que em abril deste ano, Luís Bacelar Maurício em entrevista ao Turisver.pt, à margem da famtrip realizada pelo operador Viajar Tours, dava conta das negociações em curso com alguns operadores turísticos para estimular a ida de voos charters para o destino.
Nessa altura, o mesmo responsável sublinhou que apesar dos sete voos semanais da TAP entre Lisboa e Salvador da Bahia, existiam sempre datas especiais como a Páscoa e o Carnaval em que Salvador recebe voos charters.
Para além da componente aérea, também a hotelaria tem merecido especial atenção por parte daquele Governo, com o responsável pela pasta do turismo baiano a encetar algumas conversações com grupos hoteleiros portugueses, como o Grupo Pestana ou o Vila Galé, no sentido de atrair investimento para a região.
A sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, as famtrips e a promoção que é feita junto dos agentes de viagens portugueses têm sido algumas das ferramentas utilizadas para atrair cada vez mais turistas à região, que na opinião de Luís Bacelar Maurício, “é um mercado muito importante para nós baianos. Os portugueses são o segundo mercado emissor de turistas estrangeiros para o nosso estado, os primeiros são os argentinos, o que tem a ver também com a distância”.