Turismo industrial e criativo dá mote à promoção do Algarve
Nesta edição da BTL, o Algarve vira-se para a tecnologia e aposta no turismo industrial como mote da sua participação. A região vai estar no Pav.1 com um novo stand e tem programado um vasto conjunto de iniciativas.
Na BTL do recomeço, o Algarve vai estrear um novo stand de 700 m2, mais virado para a tecnologia. Ali, vão estar representados os 16 municípios da região e 18 empresas, entre unidades hoteleiras e operadores turísticos. O espaço vai ter diversos apontamentos tecnológicos, como uma mesa interativa com a oferta dos concelhos da região e um dispositivo com efeitos holográficos.
Destino de sol e mar por excelência, o Algarve vai aproveitar a BTL para se promover noutras vertentes em que está agora a apostar, caso do turismo industrial, segmento em que a região está a estruturar a sua oferta que passa, por exemplo, pela mina de sal-gema de Loulé, a produção e transformação de cortiça em São Brás de Alportel, a produção de conservas em Lagoa ou o olivoturismo em Olhão.
“O objetivo final é divulgar este segmento turístico e afirmar o Algarve como um destino multiprodutos, com experiências de Sol e Mar, Golfe, Náutica, Cycling & Walking, Desporto, Cultura, Gastronomia e Vinhos, Turismo Criativo e Turismo Industrial”, lê-se na informação divulgada pela RTA.
Outra aposta é o turismo criativo, representado pelo Algarve Craft & Food, tendo em vista estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e nos produtos alimentares locais do Algarve, através da criação de 10 novos programas de turismo cultural e criativo na região.
Entre as iniciativas programadas pelo Algarve conta-se, no dia 17, quinta feira, a apresentação da estratégia do Turismo do Algarve para este ano, a apresentação da candidatura a Cidade Europeia do Vinho pelos municípios de Lagoa, Silves, Lagos e Albufeira e ainda uma demonstração gastronómica e de artesanato no âmbito do projeto Algarve Craft & Food.
Durante toda a feira, haverá ainda provas de vinho, demonstrações gastronómicas e das artes e ofícios da região e várias apresentações de projetos, em parceria com os municípios.