Turismo espacial e subaquático em debate no 4º SUTUS by Les Roches em setembro

O turismo espacial e subaquático volta a estar em destaque no Space & Underwater Tourism Universal Summit (SUTUS), para aquela que é já a sua 4.ª edição, levada a cabo pela Les Roches nas suas sedes em Espanha e na Suíça, de 26 a 28 de setembro.
Mais de 50 oradores provenientes dos cinco cantos do mundo reúnem-se neste que é o principal evento de turismo espacial e subaquático, organizado pela escola especializada em formação hoteleira e turismo de luxo Les Roches e pela Medina Media Events, este ano sob o título “Para além das fronteiras”.
O SUTUS by Les Roches vai explorar novos territórios para abordar os modelos de negócio emergentes no turismo de luxo. Uma oportunidade para um setor em constante crescimento, capaz de mobilizar milhões de viajantes, de renovar as empresas a partir do seu interior e de impulsionar os esforços inovadores dos agentes e das empresas envolvidas.
Um relatório de 2019 da empresa financeira suíça UBS estima que os voos comerciais para o espaço exterior poderão tornar-se uma indústria de 23 mil milhões de dólares até 2030. Uma tendência que também atinge o domínio subaquático, que registou um crescimento significativo nas últimas décadas devido à procura de viagens transformadoras e inesquecíveis. Atualmente, o turismo representa 40% da economia azul, a maior fatia no valor das exportações, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
“Desde 2001 que é possível ir à Estação Espacial Internacional como turista individual”, sublinha Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, acrescentando que o turismo espacial e subaquático “já eram uma realidade em 2019, quando nasceu a SUTUS, mas não havia nenhum fórum de discussão que abordasse estas questões em profundidade. Em nenhum lugar do mundo”.
Com um formato híbrido, e duas sessões presenciais, em Marbella (Espanha) no dia 26 e em Crans-Montana (Suíça) no dia 28, o programa SUTUS by Les Roches será estruturado em torno de painéis específicos de especialistas em temas como o papel da indústria comercial, tipos de voos para o espaço, o perfil do viajante, novos territórios no oceano, património cultural subaquático e sustentabilidade.
“Na Les Roches estamos a trabalhar para formar aqueles que serão os líderes do turismo dentro de uma década ou duas, por isso esforçamo-nos por criar eventos e estabelecer sinergias com os especialistas e empresários que já estão a moldar esse futuro. O SUTUS by Les Roches é um reflexo desse compromisso. A indústria do turismo espacial e subaquático, que ainda está a dar os primeiros passos, precisa de ser apoiada por profissionais que possam acrescentar valor. A extensão do SUTUS ao campus de Crans-Montana, na Suíça, permitir-nos-á estabelecer contato com um novo ecossistema empresarial, expandir a rede de contatos e chegar a mais participantes. É uma oportunidade magnífica para todos nós e uma fonte de orgulho para aqueles que, há 10 anos, sonhavam em construir um evento como este”, diz Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches.