Turismo do Algarve promove ligações aéreas aos EUA

Marcadas para Boston, no dia 25 e Nova Iorque no dia 27, as duas ações que o Turismo do Algarve vai realizar têm a parceria da Azores Airlines e da United Airlines e visam não apenas captar visitantes mas também fortalecer relações comerciais.
A 25 de março, em Boston, será realizado um workshop em parceria com a SATA Azores Airlines. A iniciativa é dedicada à promoção das rotas que ligam os aeroportos Logan (Boston) e JFK (Nova Iorque) a Faro, via Ponta Delgada, uma conexão vista como estratégica para aproximar o Algarve do mercado norte-americano. A 27 de março, em Nova Iorque, a ação promocional terá a colaboração da United Airlines e do Turismo da Madeira, para destacar as recentes ligações diretas desta companhia aérea para Faro e Funchal.
Ambos os eventos contarão com a participação de 16 empresas associadas do Turismo do Algarve, que terão a oportunidade de estabelecer contactos com agentes de viagens, operadores turísticos e meios de comunicação social dos EUA.
Apesar da conjuntura internacional e das incertezas em torno das políticas económicas dos EUA, “o Turismo do Algarve mantém-se confiante no potencial de crescimento deste mercado”, até porque um estudo da United States Tour Operators Association, aponta Portugal como o segundo país no mundo que os turistas norte-americanos mais querem visitar em 2025.
Mercado norte-americano em forte crescimento
O Turismo do Algarve lembra que em 2024, embora ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500 mil dormidas na região, representando um crescimento de 12,98% face a 2023. O número de hóspedes também registou uma evolução positiva, alcançando muito perto dos 200 mil visitantes – um aumento de 10,38% comparativamente ao ano anterior.
“Os EUA já são o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve. Os visitantes deste país valorizam experiências autênticas e exclusivas e procuram na região algumas das melhores praias e campos de golfe da Europa, além de uma oferta diferenciada em gastronomia, vinhos, cultura e turismo de natureza”, afirma André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.
“A expansão das ligações aéreas, diretas e indiretas, que ligam os EUA à nossa região representa assim uma oportunidade estratégica para consolidarmos este interesse e atrairmos ainda mais visitantes. Estes dois eventos serão importantes contributos para reforçarmos o posicionamento do Algarve junto deste mercado como um destino completo, destacando as suas valências mais apreciadas; ao mesmo tempo, serão momentos-chave para criar negócios e fortalecer relações comerciais que favoreçam um fluxo turístico sustentável e crescente ao longo dos próximos anos”, acrescenta André Gomes.