Turismo do Algarve faz “balanço positivo” da promoção externa do 1º semestre e está “confiante” na 2ª metade do ano

Afirmando que o Algarve está “cada vez mais próximo de mercados que valorizam autenticidade, diferenciação e exclusividade”, a ATA particulariza que o reforço da conexão aérea, o investimento no mercado norte-americano e a aposta em ações de maior proximidade têm permitido “fortalecer a competitividade da região e atrair um turismo mais qualificado e sustentável”.
“Os indicadores relativos à promoção turística do primeiro semestre de 2025 confirmam que a estratégia internacional do Turismo do Algarve está a dar frutos”, afirma o organismo responsável pela promoção turística externa da região, adiantando que “a região tem vindo a consolidar a sua notoriedade junto de mercados estratégicos, com especial destaque para os EUA”, mas também no mercado nórdico, por exemplo.
Para isso tem contribuído o lançamento de novas rotas aéreas, como a primeira ligação direta entre Faro e os EUA, operada pela United Airlines, e o início de uma rota regular com a Islândia, assegurada pela PLAY Airlines – ligações que afirma serem “oportunidades estratégicas” para o turismo no Algarve.
A intensificação da promoção nos EUA e Canadá, é destacada pela ATA que avança que no 1º semestre deste ano, ”foram concretizadas 11 ações específicas dirigidas ao mercado norte-americano”, incluindo dois roadshows que passaram por cidades como Nova Iorque, Boston, Los Angeles e San Diego e que reuniram mais de 300 operadores turísticos.
Para já, os resultados destas ações são positivos, já que, entre janeiro e abril de 2025, a procura do mercado norte-americano pelo Algarve cresceu 8,5%, estimando-se que, por forma da maior conectividade aérea. “esta tendência se intensifique ao longo do segundo semestre”.
Confiança para o segundo semestre
Num momento em que os EUA já são o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve, a estratégia de promoção reforçada do Algarve no mercado norte-americano “irá manter-se até ao final do ano”, com o objetivo de posicionar a região como “alternativa sólida, atrativa e segura para viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada”
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, afirma que “estamos muito confiantes no caminho que temos vindo a traçar. Acreditamos que o trabalho desenvolvido está a fortalecer a competitividade da região e a atrair um turismo mais qualificado e sustentável”.
“Os resultados deste semestre são claros: estamos no radar dos viajantes mais exigentes e curiosos. O Algarve está cada vez mais próximo dos mercados que realmente valorizam a sua autenticidade, diversidade e capacidade de surpreender”, sublinha.
No segundo semestre, o Turismo do Algarve vai manter esta abordagem focada na diferenciação, na proximidade com os mercados e na promoção de produtos turísticos com maior valor acrescentado, mantendo o compromisso de posicionar o Algarve como um destino europeu de referência, com identidade própria e ambição global.
1º Semestre 2025 – Balanço da atividade de promoção externa do Turismo do Algarve (ATA) em números
Realização de campanhas com parceiros
7 campanhas promocionais com companhias aéreas, provenientes de 6 mercados distintos
27 campanhas promocionais já realizadas ou a decorrer com operadores turísticos e agências de viagens online, provenientes de 10 mercados + 5 campanhas previstas arrancar ainda no mês de junho
7 ações de marketing especializadas no segmento golfe, realizadas junto de 4 mercados
Presença em feiras e eventos
participação em 40 feiras / eventos internacionais
segmentos promovidos: golfe | turismo de natureza | turismo ativo | turismo desportivo | enoturismo | turismo de luxo | eventos corporativos (MICE)
Organização de visitas ao destino
34 visitas de imprensa realizadas | 57 jornalistas, provenientes de 10 mercados
23 visitas de familiarização | participação de 58 operadores turísticos / agentes de viagem, provenientes de
9 mercados
Crescimento de Associados
+ 18 novos associados
Número total de associados à data: 396 empresas
Atribuição de apoios financeiros (Planos de Comercialização e Vendas dirigidos a mercados externos)
70 candidaturas recebidas
Valor de financiamento atribuído a fundo perdido aos associados da ATA até ao final do semestre: 1 milhão de euros, prevendo-se atingir 2 milhões de euros até ao final do ano.