Turismo do Algarve com 15 ações de promoção para atrair turistas norte-americanos em 2024
O Turismo do Algarve vai participar na reunião da US Tour Operators Association, a associação que congrega vários operadores turísticos dos Estados Unidos da América, nos próximos dias 14 e 15 de abril, em Alcobaça. Esta é uma das 15 ações programadas este ano para atrair turistas dos EUA e Canadá à região.
Com uma agenda composta por várias ações para executar ao longo deste ano em Portugal e nos EUA, o Turismo do Algarve pretende tornar ainda mais forte o fluxo de turistas norte-americanos, após um crescimento anual superior a 27% no número de hóspedes no último ano. Ao longo de 2024 serão convidados para a região cerca de 200 pessoas daquele país, entre operadores turísticos, jornalistas e influencers.
Já esta segunda e terça-feira, o Turismo de Portugal vai participar no evento “Out of the country meeting”, da United States Tour Operators Association, onde são esperadas dezenas de operadores turísticos norte-americanos, para lhes dar a conhecer a diversidade e a autenticidade da oferta do maior destino turístico português, onde os visitantes provenientes dos EUA têm apresentado um peso crescente.
O interesse crescente dos norte-americanos pelo Algarve está patente na evolução do número de turistas. Em 2023, estes foram responsáveis por mais de 480 mil dormidas no destino, o que correspondeu a um aumento de 24,1% face a 2022 e a um crescimento de 70,3% em relação a 2019. No que diz respeito ao número de hóspedes em 2023, atingiu-se um valor próximo dos 180 mil, mais 27,3% do que em 2022 e mais 68% em comparação com 2019.
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinha que “os EUA são já o sétimo mercado externo com mais peso na região”, acrescentando que os visitantes deste país, conjuntamente com os do Canadá, “procuram, e encontram, no Algarve, alguns dos melhores campos de golfe e praias da Europa, no ponto mais ocidental do nosso continente, a menos de 7 horas de viagem da costa leste daqueles países. As ações desenvolvidas pelo Turismo do Algarve visam acentuar a notoriedade do destino nas suas muitas valências apreciadas nos EUA e Canadá, e que passam também pela gastronomia, enologia e atividades de natureza”.
Apesar do adiamento para o verão de 2025 do início da operação da United Airlines em Faro, recentemente anunciado, o aumento das frequências da companhia canadiana Air Transat para a capital algarvia e o crescimento da procura por ligações indiretas ao Algarve, que se tem vindo a registar, confirmam a tendência de maior interesse em torno do destino e trazem boas perspetivas para o fortalecimento da relação dos turistas norte-americanos com o Algarve.
André Gomes revela ainda que “o plano que desenvolvemos previa, obviamente, uma série de ações em torno do lançamento da rota da United Airlines com destino a Faro, mas não se esgota aí. Esta alteração de planos não condiciona a nossa estratégia de captação de turistas provenientes dos EUA. Há uma série de outras oportunidades que estamos a explorar e que terão igualmente impacto junto desse mercado”.
De recordar que o atraso no lançamento do primeiro voo direto entre EUA e Algarve levou ao adiamento de várias ações associadas ao lançamento da primeira rota direta entre os dois destinos, e que estavam calendarizadas para abril e maio. Entre estas iniciativas, encontra-se o lançamento de uma campanha digital de promoção do destino e a organização de diversas visitas de imprensa direcionadas a jornalistas de publicações de referência. Esta iniciativa será agora encetada numa fase próxima à inauguração da rota Newark-Faro, reagendada para 2025.
A decorrer está já a campanha de promoção com a Expedia desde novembro passado até julho deste ano e que se destina a promover o destino Algarve e uma oferta selecionada, composta exclusivamente por associados do Turismo do Algarve.
Destaque para a realização de uma campanha digital focada no aumento da notoriedade do destino junto de segmentos estratégicos em estados norte-americanos relevantes como Nova Iorque, Califórnia (São Francisco), Texas e Florida (Miami). Esta iniciativa inclui a realização de viagens com influencers, especializados na produção de conteúdos relacionados com Turismo Ativo, Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos. Está ainda prevista uma campanha de amplificação dos conteúdos produzidos através da plataforma Steller, uma reconhecida aplicação direcionada ao planeamento de viagens.
FOTO: VASCO CÉLIO/STILLS