Turismo deve criar mais 4,5 milhões de empregos na UE até 2035 e gerar mais de 900 MM€ de receitas fiscais

A conclusão é do mais recente Inquérito de Impacto Económico do WTTC, que antecipa que até 2035 o sector das viagens e turismo irá reforçar o seu papel vital no panorama económico e social da União Europeia.
De acordo com o mais recente Inquérito de Impacto Económico do Conselho Mundial e Viagens e Turismo (WTTC), até 2035, prevê-se que o sector das viagens e turismo crie mais 4,5 milhões de empregos na União Europeia. Contas feitas, este setor irá ser responsável por mais de 30 milhões de empregos, reforçando assim o seu papel vital que desempenha no panorama económico e social da UE.
“O setor irá apoiar um em cada sete empregos na região, tornando-se uma das indústrias estrategicamente mais importantes da União Europeia”, sublinha o WTTC
Viagens e turismo contribuirão com 11% para o PIB da U.E.
As previsões do WTTC mostram que a contribuição do setor das viagens e turismo para o PIB da União Europeia aumentará para quase 2,3 biliões de euros, com a sua quota económica a subir para pouco menos de 11%, no mesmo período. O sector continuará a superar o crescimento económico mais amplo, com uma Taxa de Crescimento Anual Composta a 10 anos de 1,8%, em comparação com 1,3% da economia da UE em geral.
Além disso, o setor contribuirá também com mais de 900 mil milhões de euros anualmente para os governos da UE através de receitas fiscais.
Prevê-se que os gastos dos visitantes internacionais atinjam os 730 mil milhões de euros nos próximos 10 anos, enquanto os gastos dos visitantes nacionais deverão ultrapassar os 1,2 biliões de euros.
Perspetivas para 2025
Em 2025, prevê-se que as Viagens e o Turismo em toda a UE contribuam com quase 1,9 biliões de euros para o PIB do bloco, representando 10,5% da economia da UE. Prevê-se que o emprego atinja quase 26 milhões, representando 12% de todos os empregos da UE – um sinal claro do crescente impacto do sector.
Os gastos dos visitantes internacionais deverão atingir os 573 mil milhões de euros este ano, crescendo mais de 11% em relação ao ano anterior. Os gastos domésticos também deverão aumentar, atingindo 1,1 biliões de euros, crescendo 1,6% face ao ano anterior.
A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, afirmou: “O setor das viagens e do turismo da UE continua a mostrar resiliência, gerando emprego, inovação e crescimento regional.
“A próxima década é uma oportunidade para construir um destino turístico mais conectado e sustentável, reforçando a resiliência nos destinos turísticos estabelecidos e abrindo novos destinos por toda a Europa.