Turismo deve criar 126 milhões de empregos em 10 anos
O turismo mundial deve criar 126 milhões de empregos na próxima década, prevê o WTTC que avança também um aumento de 5,8% ao ano no PIB das Viagens e Turismo.
Os dados constam do mais recente Relatório de Impacto Económico (EIR) do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Concil – WTTC) apresentado durante a cimeira global que teve lugar em Manila.
De acordo com o relatório, o setor vai ser, uma vez mais, a força motriz da recuperação económica global, criando um em cada três novos empregos, ao mesmo tempo que o PIB das Viagens e Turismo deverá crescer a uma taxa média anual de 5,8% entre 2022-2032, superando a taxa de crescimento de 2,7% da economia global e representando 11,3% do total da economia global.
O PIB global das Viagens e Turismo pode mesmo atingir níveis pré-pandemia até 2023, ficando apenas 0,1% abaixo dos números de 2019. Até ao final do corrente ano, a contribuição do setor para o PIB deve crescer 43,7%, totalizando 8,5% do PIB económico global total, ou seja, -13,3% do que em 2019. Isso será acompanhado por um aumento no emprego em viagens e turismo, que deve aproximar-se dos níveis de 2019 em 2023, sendo estimável que fique apenas 2,7% abaixo do último ano antes da pandemia.
“Olhando para este ano e para o próximo, o WTTC prevê um futuro melhor, com o PIB e o emprego posicionados para atingirem os níveis pré-pandemia no próximo ano”, afirmou Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC. A responsável frisou também que “na próxima década, o setor das Viagens e Turismo criarão 126 milhões de novos empregos em todo o mundo”, significando isto que “um em cada três novos empregos criados estará relacionado ao nosso setor”.
O relatório apresentado na cimeira do WTTC revelou ainda que “o início da recuperação do setor global de viagens e turismo” aconteceu ainda em 2021, ano em que PIB das viagens e turismo cresceu 21,7% face ao ano anterior, recuperando cerca de metade das perdas do ano anterior, quando tinha caído 50%. O setor viu também aumentar em 6,7% o número de empregos a nível global, o que significa que foram recuperados mais de 18 milhões de postos de trabalho em 2021.
Para este ano é expectável que o emprego global em viagens e turismo cresça 3,5%, representando 9,1% do mercado de trabalho global, -10% do que em 2019.