Turismo de Portugal promove destino na ITB China com 20 empresas

A partir desta segunda-feira e até ao próximo dia 31, Portugal promove-se na maior feira de turismo do mercado chinês, a ITB China, onde está presente com uma delegação de 20 empresas portuguesas.
A comitiva nacional, liderada pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, tem em vista explorar oportunidades de cooperação entre as entidades turísticas dos dois países, fomentar a cooperação na área da formação de estudantes e a capacitação de profissionais de turismo e incentivar as empresas locais a investirem na indústria do turismo, em Portugal.
A deslocação do presidente do Turismo de Portugal à China será aproveitada para celebrar contratos com empresas locais e para lançar campanhas de marketing para promoção de Portugal em toda a China.
Além da presença em Xangai, na ITB China, decorrerá ainda um roadshow em Pequim, Cantão e Macau, que reúne mais de 200 empresas chinesas e encontros com CEO dos principais parceiros da operação turística.
O presidente do Turismo de Portugal considera que o mercado chinês tem uma “importância estratégica, não só pela sua dimensão, mas também pela história que nos une. O turismo desempenha um papel fulcral no aprofundar das relações bilaterais e na prossecução de um maior equilíbrio da balança comercial de Portugal com a China”, afirma.
Maior mercado de turismo outbound do mundo, o mercado chinês tem um enorme potencial e interesse a curto, médio e longo prazo para Portugal, sublinha uma nota do Turismo de Portugal, que dá conta de que “no período acumulado de janeiro a fevereiro de 2024, a China posicionou-se como o 17.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,3%) e ocupou o 14.º lugar no indicador hóspedes (quota 2,1%) totalizando 37,1 mil.