Turismo de Portugal lança campanha para valorizar profissões turísticas

O Turismo de Portugal apresentou esta quarta-feira, 9 de abril, a campanha “O Turismo é Feito de Pessoas”. Tendo como protagonistas alunos da rede de escolas do TP, a campanha visa promover e valorizar as profissões turísticas e as pessoas que estão no centro desta atividade.
Tendo como mote “O Turismo é feito de pessoas” a nova campanha desenvolve-se através da representação fotográfica de mais de 20 profissões da actividade do turismo, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal.
Com esta iniciativa, o Turismo de Portugal pretende destacar o papel essencial dos profissionais que, com dedicação e talento, fazem do turismo uma das principais atividades económicas do país. Da hotelaria à restauração, dos guias aos animadores turísticos, a campanha pretende também ser um tributo às pessoas reais que com o seu profissionalismo e paixão, diariamente acolhem e criam experiências memoráveis.


“O reconhecimento é importante, assim como continuar o caminho de valorização do trabalho no turismo que tem vindo a acontecer de forma ainda mais intensa nos últimos anos. Refira-se a este propósito que a remuneração bruta média mensal das atividades no alojamento e restauração tem vindo a crescer acima da média nacional, tendo sido de 7% em 2024 face a 2023”, lê-se numa nota divulgada pelo Turismo de Portugal.


Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “o turismo faz-se de pessoas. São elas que, com o seu talento e dedicação, garantem experiências autênticas e de qualidade e fazem de Portugal um destino de referência”, Por isso, afirma, “é tempo de dar rosto e voz às profissões que sustentam o turismo em Portugal e de reconhecer de forma clara o valor humano que está na base de tudo o que o nosso país tem de mais autêntico. Com esta campanha, pretendemos valorizar todas as profissões que fazem do turismo um dos motores da nossa economia”.
A campanha, que vai estar disponível online a partir desta quinta-feira, dia 19 de abril, vai ter apenas divulgação digital.
A sessão de apresentação contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e incluiu um painel de debate que, sob o tema “Rostos Reais do Futuro do Setor”, discutiu as realidades e perspetivas de algumas das profissões turísticas. A moderação ficou a cargo de Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure, e contou com a presença de alunos de vários cursos das Escolas de Hotelaria e Turismo.