Turismo de Portugal apresentou novo modelo para contratualização da promoção externa
O Turismo de Portugal apresentou esta quinta feira ao Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa (CEPT), uma proposta para o novo modelo de contratualização da promoção externa a vigorar entre 2023 e 2025.
“Maior foco e flexibilidade da promoção, aumento das sinergias entre entidades, reforço da coordenação na promoção digital, maior representatividade das Agências de promoção nas regiões e otimização dos recursos humanos e financeiros” são alguns dos objetivos que o novo modelo, a vigorar entre 2023 e 2025, pretende cumprir.
Com o atual modelo a terminar este ano o seu período de vigência, o Turismo de Portugal organizou um processo de auscultação às entidades envolvidas, tendo sido identificados pontos críticos que o novo modelo, agora proposto, pretende sanar.
“Considerando os objetivos definidos na Estratégia de Turismo 2027 (ET 2027), o “Plano Reativar o Turismo, Construir o Futuro” e as exigências decorrentes da recuperação pós-pandemia, importa introduzir alterações no atual modelo de contratualização da promoção externa regional (…) que respondam de forma mais assertiva às exigências do atual contexto e a uma melhor otimização dos fundos públicos”, esclarece uma nota do Ministério da Economia.
Foram, assim, definidos cinco eixos de atuação para o nomo modelo: maior foco na comercialização; maior representatividade das ARPTs, em diversidade, compromisso e responsabilidade; maior abrangência regional e local; melhor otimização dos recursos financeiros e humanos; estabilização de objetivos”. Com base nestes eixos pretende-se “promover Portugal enquanto destino turístico de forma concertada, coerente e eficiente sustentando a recuperação económica do setor do turismo”, lê-se na mesma nota.
Na intervenção proferida durante a reunião com o CEPT, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, sublinhou que “o Turismo desde há muito que é um setor fundamental na economia portuguesa e será sem dúvida um dos motores para retoma neste pós pandemia, que aliás, neste setor, está a superar as nossas melhores expectativas”. A governante defendeu, também, que “os turistas internacionais estão a voltar, com alguns mercados a superar o desempenho relativamente ao período homólogo de 2019, para o que tem sido muito importante a nossa estratégia promocional e a articulação de esforços entre todos os que têm representação no CEPT”.
Por seu turno, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, salientou, no final do encontro, “a importância do modelo organizativo do turismo em Portugal, permitindo que quer o setor público quer o setor privado participem ativamente no desenvolvimento do setor”. De acordo com o responsável, “com as melhorias no modelo da contratualização, espera-se que essa dinâmica saia ainda mais reforçada e Portugal mais competitivo nos mercados internacionais”.
Recorde-se que o Conselho Estratégico da Promoção Turística (CEPT) é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica. A entidade é constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), das ARPT’s e das Entidades Regionais de Turismo.