Turismo de negócios em forte recuperação na Europa, conclui relatório da Cvent
Depois de dois anos muito complicados, o turismo de negócios está em franca recuperação na Europa e pode mesmo ultrapassar os níveis de 2019, conclui a edição europeia do relatório Cvent Travel Managers, que fornece informações sobre as tendências das viagens corporativas.
Elaborado pela Cvent, provedora de tecnologia para reuniões, eventos, viagens e hospitalidade, o relatório revela níveis significativos de otimismo entre os gestores de viagens corporativas, com 75% dos entrevistados a afirmarem esperar que o volume de viagens da sua organização supere este ano os níveis de 2019, e 32% dos inquiridos a esperarem que os volumes “aumentem significativamente”.
Entre os principais motivos apontados pelos inquiridos para o aumento do número de viagens de negócios está a necessidade de os funcionários voltarem a encontrar-se pessoalmente, tanto para fazerem negócios como para ações de formação; aprender com outros mercados; necessidade de expansão internacional das empresas, buscando novos parceiros, clientes e investidores e aumento da exposição das empresas em novos mercados.
O relatório também indica que mais de 69% dos gestores de viagens em toda a Europa e também no Reino Unido manifestam interesse em viagens internacionais, dentro e fora do espaço europeu, enquanto apenas menos de 8% se fica pelas viagens domésticas.
Graham Pope, vice-presidente de vendas da Cvent Europe, citado no texto divulgado pela empresa, destaca, a propósito dos resultados do estudo, “a incrível oportunidade que existe para os profissionais da indústria hoteleira, à medida que as organizações procuram colocar os seus funcionários de volta à estrada e se relacionem com os seus clientes”.
O responsável aponta, também, que “depois de alguns anos difíceis, um ressurgimento tão significativo no mercado é uma ótima notícia para o setor da hotelaria e beneficiará principalmente os fornecedores que conseguirem adaptar as suas estratégias de vendas e marketing para atrair os seus compradores de uma maneira mais dinâmica. Embora a escassez de mão de obra ainda seja um desafio, esperamos que este momento positivo leve a que se coloque um foco maior na importância crítica do setor da hotelaria e nas pessoas que ajudam a proporcionar experiências incríveis.”.
Orçamentos para viagens aumentam
De acordo com os resultados do estudo, a maioria dos entrevistados (81%) espera que o seu orçamento de viagens de negócios por viagem aumente em 2022, em comparação com os níveis de gastos de 2019. Embora esse crescimento se deva ao aumento dos custos das companhias aéreas e dos hotéis, os gestores de viagens corporativas também afirmam que, dado as viagens de negócios serem imprescindíveis para expandir as vendas, é necessário aumentar os orçamentos para atingir as metas desejadas.
Por outro lado, mais de 83% dos entrevistados disseram que os seus programas de viagens mudaram significativamente em comparação com 2019. As áreas que aumentaram em importância incluem flexibilidade do fornecedor, sustentabilidade ambiental e preferências dos viajantes.
Do mesmo modo, os gestores de viagens estão agora mais interessados nas ofertas de tarifas duplas ou dinâmicas dos hotéis, com 62% a afirmar que “agora estão mais abertos a discutir esses tipos de taxas do que estavam em 2019, demonstrando o que demonstra o desejo de comparar taxas para maximizar o valor”.
Refira-se que 88% dos gestores de viagens corporativas inquiridos para este estudo são responsáveis pela contratação de hotéis para reuniões e eventos, além da contratação de viagens dos funcionários, com 64% dos entrevistados a citar tipos de eventos que incluem grandes conferências externas e feiras.