Turismo Centro e municípios da região celebram DMT com várias iniciativas
A Turismo Centro de Portugal (TCP) e vários municípios da região associam-se às celebrações globais do Dia Mundial do Turismo (DMT), que se comemora no próximo dia 27 de setembro. “Turismo e Paz” é o tema escolhido este ano pela ONU Turismo e que vai contar com várias iniciativas.
Para assinalar a data, a TCP vai oferecer gerberas brancas, símbolo de paz e pureza, a todos os visitantes dos seus postos de turismo no dia 27 de setembro. Um gesto simbólico que segundo aquele organismo, “destaca o compromisso do turismo como agente de união e harmonia, numa altura em que o mundo enfrenta desafios crescentes a este nível”.
Além disso, a TCP vai promover a data nas suas plataformas digitais, incluindo o site e redes sociais, ampliando o alcance das comemorações e reforçando a importância do turismo na construção de um futuro mais pacífico e inclusivo.
O Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico da TCP participa também em duas sessões de esclarecimento sobre “Empreendedorismo no Setor do Turismo”, que terão lugar a 25 de setembro, em Penalva do Castelo (16h00), e a 27 de setembro, na Guarda (15h30), com o apoio dos respetivos municípios.
“O tema Turismo e Paz é especialmente relevante no contexto internacional que vivemos hoje”, refere Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, acrescentando que “o turismo, mais do que qualquer outra atividade, tem a capacidade de construir pontes entre culturas e promover o entendimento, ultrapassando fronteiras, desmontando preconceitos e celebrando as diferenças. É um agente de paz essencial que contribui para a estabilidade e o progresso global”.
Um pouco por toda a região Centro, os municípios aderiram ao Dia Mundial do Turismo, com uma variedade de eventos que vão acontecer durante toda a semana. As atividades incluem entradas gratuitas em museus, conferências, passeios culturais e muitas outras iniciativas que apelam à descoberta e valorização do património local.