Turismo Centro de Portugal enaltece distinção das aldeias de Castelo Novo e Ferraria de São João pela OMT

Como o Turisver noticiou, Castelo Novo é a única aldeia portuguesa galardoada com o prémio de “Melhor Aldeia Turística 2022”, enquanto Ferraria de São João é a única a integrar o “Update Programme” e a Turismo Centro de Portugal já se congratulou com as distinções recebidas pelas duas aldeias da região.
“A Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas aldeias emblemáticas da região Centro de Portugal terem sido hoje [terça feira, 20 de dezembro] distinguidas ao mais alto nível pela Organização Mundial do Turismo (OMT)”, afirma a entidade em nota à imprensa.
Com a distinção de “Melhor Aldeia Turística 2022” agora recebida, sublinha a Turismo Centro de Portugal, a Aldeia Histórica de Castelo Novo “junta-se à Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021 e que reúne 115 aldeias dos cinco continentes”. Aproveita também para recordar que “Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, também já tinha recebido este galardão em 2021”.


Já a aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, integra a reduzida lista de 20 localidades, de 17 países, que entram no “Update Programme”, sendo também a única representante portuguesa.
“É com grande satisfação que saudamos o reconhecimento mundial atribuído hoje pela Organização Mundial do Turismo às aldeias de Castelo Novo e Ferraria de São João. São, cada uma à sua maneira, dois destinos extraordinários do Centro de Portugal, que mostram a enorme diversidade que é característica intrínseca desta região. Estão de parabéns a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, pelas candidaturas apresentadas, assim como merecem todas as felicitações os municípios do Fundão e de Penela”, salienta Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
“Visitar Castelo Novo é efetuar uma inesquecível viagem no tempo, numa aldeia mística, integrada numa paisagem belíssima; percorrer as ruas da Ferraria de São João é conhecer uma aldeia do xisto comunitária, invulgar e genuína. Cada uma à sua maneira, são destinos turísticos de exceção, agora reconhecidos pelas Nações Unidas”, acrescenta.
Fotos: Turismo Centro de Portugal