Turismo ativo, de natureza e bem-estar serão tendência em 2023 e o Algarve está no “Top3”
“Um interessante mix de produtos turísticos, preços de alojamento muito competitivos e um notável aumento da conectividade aérea” colocam o Algarve no Top3 dos destinos que serão tendência durante este ano por se destacarem ao nível do seu posicionamento no turismo, ligações aéreas e alojamento. A análise foi feita pela Mabrian Technologies e divulgada esta quinta feira.
O ano de 2022 será lembrado como o ano da recuperação para muitos dos destinos mais tradicionais da Europa, Caribe e Oriente Médio mas será também recordado pelas alterações estruturais ao nível das motivações e interesses manifestados pelos viajantes durante a retoma turística. Alterações que, segundo a análise da Mabrian, empresa de Travel Intelligence Services, não só condicionaram tendências como “muito provavelmente irão manter-se no futuro”.
Para o comprovar, a empresa analisou a evolução dos interesses dos viajantes com base nos milhões de interações espontâneas dos viajantes registados no TripAdvisor, tendo concluído que “o interesse pelas atividades turísticas relacionadas com o turismo natural, ativo e de bem-estar aumentou claramente a sua importância desde 2019, numa tendência que parece continuar a aumentar”.
Assim, produtos como o sol e praia ou a cultura, apesar de continuarem a ser o “carro-chefe” das tendências, começam a ceder protagonismo a estas novas atividades.
Corroborando esta tendência a nível global, a Mabrian descobriu quais os destinos do mundo que estão melhor posicionados para estar na moda em 2023 graças ao seu mix de produtos turísticos, à sua conectividade aérea e à sua oferta hoteleira.
Foram analisados mais de 700 destinos de todo o mundo, identificando o top 10 daqueles que oferecem o melhor equilíbrio entre vários fatores: a importância da sua oferta de produtos de turismo ativo, natureza e bem-estar, o crescimento de novas rotas companhias aéreas e locais de chegada para o próximo ano e o preço médio de acomodação em hotel para os próximos meses.
O ranking, que é liderado por Bali, na Indonésia, tem Creta, a maior ilha da Grécia, em segundo lugar, sendo o terceiro lugar ocupado pelo Algarve que, escreve a Mabrian, apresenta “um interessante mix de produtos turísticos, preços de alojamento muito competitivos e um notável aumento da conectividade aérea”.
Amplo leque de atividades relacionadas com o turismo ativo, natural e de bem-estar, grande evolução da conectividade aérea para 2023 e preços muito competitivos ao nível do alojamento, são as características que levaram Bali à liderança.
Não está nos primeiros lugares do ranking, mas as perspectivas da Mabrian colocam em destaque o destino Antalya, no sul da Turquia, “por ser o destino com os preços de alojamento mais baixos de todos os selecionados, além de apresentar um aumento superior a 20% na conectividade aérea até 2023, face ao ano anterior”.
De destacar é também o facto de Espanha não conseguir colocar nenhum destinos entre os 10 que esta análise diz virem a ser tendência este ano. Isto porque “o peso do turismo ativo, de natureza e de bem-estar na Espanha gira em torno de 30% em geral, abaixo da participação desses produtos em outros países concorrentes”.
Para este estudo foram analisados dados de 721 destinos em todo o mundo entre 2019 e 2022 e levados em conta não apenas os produtos turísticos mas também a disponibilidade de ligações aéreas tanto ao nível de novas rotas como de capacidade, preço médio do alojamento em hotel. A ponderação da importância das variáveis utilizadas foi: 40% para a quota de produtos turísticos relacionados com o Ativo, Natureza e Bem-estar e 20% para as outras três variáveis (novas rotas, aumento de lugares e preços hoteleiros).