TUI volta aos lucros operacionais depois de verão de excelência

O relatório do Grupo TUI avança que a redução dos seus prejuízos em 277,3 milhões de euros ficou a dever-se, em parte, aos 14 milhões de clientes que teve na época de verão de 2022.
A recuperação do turismo ao longo de toda a época de verão, permitiu ao grupo alemão uma redução substancial dos seus prejuízos, enquanto as receitas aumentaram quase 250% face a 2021, passando de 4.700 para cerca de 16.545 milhões de euros. Trata-se de dados do último exercício fiscal do grupo alemão, que se desenrola de 1 de outubro a 30 de setembro.
De acordo com o relatório divulgado pelo Grupo, a TUI registou um lucro operacional de 320 milhões de euros, que se compara ao prejuízo de 2.012,8 milhões de euros verificados no exercício fiscal anterior.
Ainda assim, o resultado líquido (após impostos, taxas e encargos financeiros) continua “no vermelho”, com perdas de 212 milhões de euros apesar da melhoria conseguida face a 2021 quando estas se tinham situado nos 2.480 milhões.
Citado no comunicado do grupo alemão, o presidente executivo Sebastian Ebel, afirmou que “o verão foi forte” para o grupo que agora vai concentrar-se em “crescer de forma rentável com novos produtos, novos clientes e uma maior participação no mercado”, salientou o gestor.
Nos meses de julho a setembro foram 7,6 milhões os clientes que viajaram com a TUI, o que representa cerca de 93% dos números de 2019. No total dos meses da época de verão, o número de clientes do grupo alemão aumentou para 13,7 milhões.
Para o inverno 2022/2023 os operadores turísticos do Grupo TUI apresentam uma oferta similar à que tinha sido colocada no mercado para o inverno de 2018/2019, sendo que as vendas estão já acima do período equivalente. Quanto a preços, face ao inverno de 2018/2019 há um aumento de 28% e de 7% comparativamente ao período homólogo do ano passado (inverno de 2021/2022).
Recorde-se que a TUI acordou com o Governo alemão a devolução integral da ajuda recebida durante a pandemia.