Três hotéis em Cuba que se distinguem pela qualidade
O Turisver participou recentemente numa viagem de familiarização a Cuba, a convite do operador turístico Solférias em parceria com a Air Europa. A famtrip levou a Cuba 10 agentes de viagens, que tiveram oportunidade de ficar a conhecer o destino e a sua hotelaria. Nós fizemos um Top3 dos muitos hotéis que vimos: Meliá Trinidad Península, The One Gallery Resort (Cayo Santa Maria) e Iberostar Grand Packard (Havana) foram os escolhidos.
Durante a viagem visitámos 24 unidades hoteleiras em Trinidad, Cayo Santa Maria e Havana. Com classificação de cinco e quatro estrelas, há hotéis para todos os gostos. Para famílias, só para adultos, para quem viaja em negócios, mais modernos ou clássicos, a oferta é variada.
Meliá Trinidad Península a poucos quilómetros da cidade-museu
Comecemos por Trinidad, cidade colonial, Património Mundial da UNESCO, que já tivemos oportunidade de descrever num outro artigo. Fica em Sancti Spiritus, esta unidade hoteleira de cinco estrelas, onde pernoitámos. Dista 14 quilómetros do centro de Trinidad, pelo que se quiser deslocar-se até lá pode fazê-lo através de táxi.
Com 401 quartos, 80 dos quais no The Level (espaço privado dentro do hotel só para adultos e com um elevado nível de serviços), o Meliá Trinidad Península conta ainda com 7 restaurantes e 7 bares, 11 piscinas, um Spa, ginásio e cabeleireiro.
As toalhinhas humedecidas e o cocktail com que presenteiam os hóspedes à chegada são um bálsamo, principalmente quando a temperatura está acima dos 30 graus. Check-in feito e somos dirigidos aos nossos quartos. Amplos, de tons claros, com vista para as piscinas, são uma agradável surpresa, principalmente quando olhamos o mar azul no horizonte, ladeado pelas montanhas do Caribe e da Escambray.
Aberto desde novembro de 2023, este “Tudo Incluído” só a 14 de janeiro deste ano foi inaugurado oficialmente, por isso tudo “cheira” ainda a novo, como é o caso do The Level, onde algumas áreas ainda estão a ser finalizadas.
The Level é um serviço à parte, com uma área de receção privada e lounge com serviço de bar VIP, área de pequeno-almoço, elevador com acesso direto, quartos exclusivos com vista sobre o mar, ginásio e massagens. Os hóspedes deste serviço têm ainda direito a um saco com toalhas de piscina, snacks e um serviço de chá. Se ficarem cinco noites têm ainda a oferta de transfere privado de e para os aeroportos de Santa Clara e Trinidad. Contam ainda com um concierge designado para ajudar nas reservas ou outro serviço que necessitem.
No que diz respeito à oferta gastronómica, o hotel dispõe de 7 restaurantes, desde o buffet até à cozinha internacional. No restaurante Alma festeja-se a cultura espanhola, enquanto no Rumba, uma espécie de boutique-mercado, o serviço de buffet internacional pode ser a opção. No restaurante Mosaico são os pratos mediterrânicos que reinam por ali ao almoço e jantar, mediante um custo adicional. O The Level Cape Nao é exclusivo para os hóspedes The Level, perto da praia, oferecendo uma variedade de pratos de marisco. Já no Breeza Beach Club, exclusivo para hóspedes The Level, com vista para a piscina, pode desfrutar do pequeno-almoço, jantar e snacks gourmet. No Sasa, a cozinha de fusão asiática convida a este espaço, enquanto no Lía, o ambiente descontraído à beira da piscina é ideal para refeições ligeiras.
O Meliá Trinidad Peninsula conta ainda com uma praia privada, com um baloiço na água e um pequeno deck onde se fazem sunsets. A praia não é a melhor, porque tem muitas pedras, mas responsáveis pela unidade hoteleira confirmaram que será adicionada mais areia para resolver o problema.
The One Gallery Resort, onde a vida é uma “festa” constante
Foi talvez o hotel que mais nos agradou nesta viagem e apesar de não termos ali pernoitado (com muita pena nossa), surpreendeu pela diferença. Chama-se The One Gallery Resort e fica no Cayo Santa Maria, este cinco estrelas, onde a Arte e a Festa andam de mãos dadas. Inaugurado em junho de 2023, conta com 621 quartos, 147 dos quais com vista mar, 12 júnior suite, 8 gallery suite e seis para pessoas com mobilidade reduzida.
Com enormes murais coloridos, concebidos por artistas cubanos, que adornam as paredes dos oito edifícios residenciais que compõem este resort (um principal e 7 bungalows) e que contam as histórias e as tradições locais através da arte, o The One Gallery Resort disponibiliza ainda um espaço de terra batida onde já se realizaram vários eventos culturais, incluindo festivais de música como o Musicfest que já tem data marcada para 31 de julho e que reúne não só a música, mas também moda, gastronomia, entre outros. A festa é, aliás, uma constante por ali e acontece também na praia.
De realçar que este “Tudo Incluído” disponibiliza uma área para famílias (com serviço de babysitting até às 23h00 gratuito) e outra só para adultos, contando com cinco restaurantes, dois dos quais temáticos, dois restaurantes buffet e um restaurante na praia, para além de seis bares, um ginásio e duas piscinas.
Localizado em frente a uma das melhores praias de Cayo la Brujas, a Playa Las Salinas, com dois quilómetros de areia branca e fina e o azul da água do mar fazem desta um verdadeiro paraíso, já para não falar da temperatura do mar.
O hotel fica não muito longe do Cayo Francés, que é o maior reservatório natural de aves migratórias do arquipélago de Sabana Camagüey, área protegida.
Iberostar Grand Packard, porque nem só de lazer vive Cuba
Foi o primeiro hotel em Cuba a ter água quente e eletricidade, fica em Havana, a capital cubana e abriu em 1911 como Biscuit. Em 2018 reabriu sob a chancela da Iberostar, mantendo apenas a fachada original. A apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de Havana, o Iberostar Grand Packard fica no famoso Paseo del Prado que nos leva até ao Castelo do Moro e a apenas a cinco minutos a pé do Capitólio.
É sobretudo, um hotel preparado para receber o segmento corporate, já que possui cinco salas de reuniões amplas, com capacidade para acolher entre 16 a 230 pessoas, com wi-fi de alta velocidade e apto para conferências e todo o tipo de eventos empresariais.
Com 321 quartos, divididos entre duplos e suites com vista para a cidade, para o jardim vertical ou para o Malecón, todos os quartos do Iberostar Grand Packard são amplos e com muita luz natural.
Destaque para o Nível Cosmos, só para adultos, com serviços exclusivos e personalizados, como check-in e check-out prioritários com boas-vindas/bebida de despedida, uma receção privada, quartos mais exclusivos, menu de almofadas, mordomo, entre outros.
A oferta gastronómica é também variada, com a hipótese de escolher entre os cinco restaurantes disponíveis: Biscuit (restaurante gourmet com o melhor das cozinhas crioula e espanhola); Tradiciones (cozinha cubana); Español (tapas); Clipper (sabores do mundo); Ejecutivo (pequenos-almoços). Para além dos quatro bares, um deles no 6.º andar junto à piscina infinita sobre Havana. Destacamos ainda o Salón Goya Piano Bar, com música cubana ao vivo e Cigar Bar Los Caprichos, para os apreciadores de tabaco e charutos cubanos.
Para quem gosta de se mimar no final do dia de trabalho, o Iberostar Grand Packard dispõe do Spa Sensations, que para além de massagens e tratamentos, tem ainda um salão de beleza, sauna e zona de hidromassagens e piscina aquecida.
Este hotel, com classificação de cinco estrelas, disponibiliza três tipos de regime: Só alojamento; Alojamento e pequeno-almoço e Meia-pensão.