PHC Hotels registou 21 milhões de euros de receitas em 2023 e quer chegar aos 24 milhões em 2024

O Hotel Mundial, o Portugal Boutique Hotel e o My Suite Lisbon Guest House – Príncipe Real proporcionaram no seu conjunto à PHC Hotels, receitas de 21 milhões de euros em 2023, com o grupo a prever chegar este ano aos 24 milhões de euros, segundo foi avançado por Miguel Andrade, diretor-geral de Operações da PHC num encontro com a imprensa, esta segunda-feira, 26 de fevereiro.
As receitas apontadas excluem a mais recente unidade hoteleira do grupo, que abriu portas em agosto do ano passado, o Convent Square Hotel Vignette Collection, no Rossio, conforme explicou o mesmo responsável, avançando que o hotel com classificação de 5 estrelas, deverá atingir em 2024 – primeiro ano de operações – receitas na ordem dos 11 milhões de euros.
“O ano de 2023 foi ótimo, porque conseguimos estabilizar os padrões de crescimento quer em ADR (tarifa média diária) quer em RevPar, portanto estamos muito satisfeitos, isto para os hotéis Hotel Mundial, o Portugal Boutique Hotel e o My Suite Lisbon Guest House – Príncipe Real. Tivemos crescimentos de ADR, comparando com 2019, na ordem dos 36%, o que é muito bom”, revelou Miguel Andrade, acrescentando que para 2024 preveem “um aumento do nosso preço médio de 9%”.
Também no que diz respeito ao RevPar, e tendo em conta as três unidades hoteleiras mais antigas, “aumentámos 24% em relação a estes últimos três anos e estamos a prever para 2024 crescer cerca de 11%”.
Miguel Andrade, que falava durante um almoço com a Imprensa no restaurante Capítulo, do Convent Square Hotel Vignette Collection, esta segunda-feira, 26 de fevereiro, fez ainda saber que quanto no GOP (Lucro operacional bruto), “tivemos um crescimento acentuado de 2019 até à data, de 11 pontos percentuais e agora temos um GOP de cerca de 44% dos resultados, o que é bastante saudável”.
Quanto à mais nova unidade do grupo, o Convent Square Hotel Vignette Collection, o PHC – Hotels prevê consolidar este ano de 2024 “com um ADR na casa dos 270 euros, o que é muito satisfatório. Sendo um produto que tem um ano de idade, estamos muito satisfeitos com a performance desta unidade e prevemos uma taxa de ocupação à volta de 70% em 2024”, avança o mesmo responsável.
Estratégia do grupo passa por reposicionar os produtos existentes
Questionado sobre a provável aquisição e abertura de novas unidades, Miguel Andrade avança que apesar de estarem sempre atentos ao mercado e de terem recentemente rejeitado duas ofertas, o mais importante para o grupo neste momento passa pela “estratégia de reposicionamento dos produtos, que vai continuar a acontecer com a PHC, o reposicionamento do Hotel Mundial é o mais relevante, mas também estamos a fazer o mesmo exercício quer no Portugal Boutique Hotel quer no My Suite Lisbon Guest House – Príncipe Real”.
Embora com investimentos de menor monta que o do Hotel Mundial (17,8 milhões de euros), o Portugal Boutique Hotel terá um investimento de cerca de 50 mil euros na troca de amenidades dos quartos e na prestação de serviço com a introdução do serviço de concierge. O mesmo se passa no My Suite Lisbon Guest House – Príncipe Real, cujo investimento de cerca de 30 mil euros será aplicado sobretudo em apontamentos de design e conforto.