Travelplan leva agentes de viagens em fam trip à ilha Maurícia “um destino fantástico”, afirmou Cristina Pinto ao Turisver

O grupo de agentes de viagens (composto por responsáveis de redes e agrupamentos de distribuição) e jornalistas que a Travelplan, operador turístico do Grupo Ávoris, convidou a viajar para a Ilha Maurícia, partiu este domingo, 29 de junho, via Madrid. Nas malas “viajou” uma grande expectativa, uma vez que para todos, à exceção da tour líder, Cristina Pinto, será uma estreia no destino.
O grupo de agentes de viagens que partiu este domingo rumo à Maurícia é formado por Cristina Pinto e Susana Varela, da Travelplan; Sara Rios, da Abeu; Susana Fonseca, da Airmet; Paulo Lages, do grupo GEA, Ilídio Ricarte, da Wide Travel & Events; Raquel Trindade, da Wamos Portugal e Ricardo Cardia, da Viagens El Corte Inglés.
Antes da partida, no aeroporto de Madrid, o representante do Turisver, que está entre os convidados, falou com Cristina Pinto, da Travelplan, para conhecer os objetivos da viagem e saber o que os convidados podem esperar do destino.

O que é que significa, para a Travelplan, reunir numa fam trip um grupo de agentes de viagens com a importância que este tem?
Acima de tudo, para nós é gratificante podermos convidar estas pessoas para conhecer um destino fantástico, como é a Ilha Maurícia, o destino que nós vamos conhecer. Eu já lá estive em 2019 e tenho todo o gosto em voltar, em saber que vou conhecer coisas diferentes, hotéis diferentes. Mas, acima de tudo, é com grande satisfação que convidamos este “núcleo duro” de profissionais.
Quais são os pontos altos que vamos encontrar nesta viagem?
A parte cultural é muito interessante porque vamos poder verificar a mescla de culturas que existe neste destino e que é uma das suas grandes riquezas. Por outro lado, vamos poder conhecer a grande oferta hoteleira que existe, e verificar que sejam hotéis 5 estrelas ou de 4 estrelas, podemos vender sem qualquer problema, porque são de muita qualidade, hotéis que não têm nada a ver com os do Caribe, porque são hotéis e resorts mais pequenos e com algum charme. Podemos dizer que são hotéis mais “cozy”, que não nos defraudam e que nos oferecem a qualidade que estamos habituados a ver nos hotéis e nas grandes cadeias que temos nas Caraíbas.
Esta viagem é feita nessa altura do ano como aposta para vender a época alta na Maurícia, que é a partir de setembro? É um bocadinho essa a vossa perspectiva?
Nós fazemos esta operação, teoricamente na pior época do ano em termos meteorológicos, e temos essa consciência. No entanto, aquilo que prevalece – e eu falo da experiência que tive em 2019, em que as temperaturas eram na ordem dos 25, 26 graus – é que o clima, nesta época do ano, acaba por ser ótimo, sem aquele calor das Caraíbas, sem aquele grau de humidade…
Mas sim, respondendo mais diretamente à pergunta, também se trata de abrir um bocadinho a perspetiva de que a Maurícia também pode ser um destino a oferecer aos clientes no inverno, quando não temos o turismo de massas – mas também é uma época em que não temos charters, porque obviamente só poderíamos colocar uma operação desta envergadura no nosso verão, que não é o do destino.
Há alguma perspectiva de manterem o charter no inverno, à partida de Madrid?
Não há, porque nessa época não temos o tal turismo de massas, mas podemos sempre oferecer o destino em linha regular.
Tentaram este ano pôr um voo direto de Portugal para a Maurícia, para esta época do ano, mas não foram para a frente com a ideia. Esta é uma perspetiva que se mantém, ou desistiram definitivamente?
Ainda não ponderámos todas as operações que podemos ter em 2026. Este ano estávamos muito confiantes em que conseguíamos ter esta operação a arrancar em voo direto de Lisboa, infelizmente não foi possível porque o destino em si baixou um bocadinho ao nível de procura, e notámos isso também com esta operação de Madrid. Por outro lado, houve outro operador que apostou em ter também uma operação de Madrid, e com os preços que estava a praticar era incomportável nós mantermos a operação de Lisboa.
No entanto, pelo que vi no check-in, os vossos voos à partida de Madrid para a Maurícia, vão cheios?
Sim, continuamos a ter uma boa ocupação e temos muitos portugueses a virem a Madrid apanhar o voo para a Maurícia, seja com voos de ligação, seja por meios próprios.