TravelGEA chega aos comboios em 2025, anunciou Ricardo Correia novo diretor operacional
A TravelGEA, que tinha como foco exclusivo a componente aérea vai passar a disponibilizar, também, transporte ferroviário, através da plataforma TravelGEA Rail que será lançada em janeiro, anunciou Ricardo Correia, que passou de diretor comercial para diretor operacional da Travel GEA.
Na conferência de imprensa realizada à margem da 20ª Convenção da GEA Portugal, Carlos Baptista deu conta dos bons resultados obtidos pela TravelGEA que, em 2023, mais do que duplicou o volume de negócios, tendo avançado que há “crescimentos muito interessantes também no ano de 2024”.
“A nível do transporte aéreo o BSP em Portugal está a crescer na casa dos 3,5%, na GEA estamos a crescer na casa dos 8%, e na TravelGEA estamos na casa dos 5%”, afirmou o administrador da GEA Portugal, que referiu também “algumas alterações estruturais” pelas quais está a passar a TravelGEA, nomeadamente com a passagem de Ricardo Correia de diretor comercial para diretor operacional, passando a ter maior responsabilidade no projeto e assumindo também toda a coordenação com a equipa de suporte.
Também presente na conferência de imprensa, Ricardo Correia avançou que a TravelGEA vai estar muito focada, em 2025, na rentabilidade de serviço e na formação. “No que estamos muito focados para 2025 é ao nível da rentabilidade, que é muito potenciada pelo efeito do Grupo Newtour, que tem uma capacidade de negociação e uma capacidade de trazer mais valias nos acordos que faz”, disse.
Antes de falar de novidades, Ricardo Correia recordou algumas das situações já conseguidas, como a integração com a Ryanair, via GDS Amadeus, através da tecnologia Light Ticketing, e a integração com o NDC da TAP, o que considerou serem “mais-valias que estamos a trazer para dentro portas” as quais que vão “trazer rentabilidade às nossas agências, assim como as tarifas dos operadores que temos carregadas em sistema e que permitimos que as nossas agências, quando emitem, tenham acesso às mesmas”.
No fundo, explicou, “estamos a centralizar na TravelGEA todo o conteúdo de aviação, temos dois GDSs, 19 NDCs e um agregador de low cost mais as integrações diretas com as low cost, e 7 companhias com tarifas especiais carregadas”, tudo com o objetivo de a TravelGEA ter “as melhores condições que estejam disponíveis no mercado”.
Segundo o responsável, tudo isto pressupõe “uma série de desenvolvimentos tecnológicos que temos estado a fazer, uma série de melhorias na interação das parcerias que temos com as companhias aéreas e isso reflete-se depois no negócio que a TravelGEA está a fazer”, precisou.
“Outro pilar em que a TravelGEA se vai focar é o do serviço ao cliente: “Estamos muito empenhados em estudar e adaptar a TravelGEA às necessidades dos clientes, estamos a fazer investimentos fortes em toda a parte de atendimento aos nossos clientes”
Para 2025, a grande novidade vai ser a disponibilização da oferta de comboios via a nova plataforma TravelGEA Rail, que vai ser lançada já em janeiro, e que, numa primeira fase, estará “muito focada dentro da Europa”.
Outro pilar em que a TravelGEA se vai focar é o do serviço ao cliente: “Estamos muito empenhados em estudar e adaptar a TravelGEA às necessidades dos clientes, estamos a fazer investimentos fortes em toda a parte de atendimento aos nossos clientes”, afirmou, avançando que o primeiro passo nesse sentido é a alteração do horário normal de atendimento, que vai ser alargado até às 20h00.
Relativamente ao pilar da formação, o diretor operacional da TravelGEA recordou que este ano foram realizadas duas formações certificadas, exclusivamente sobre o aéreo, além de sete formações presenciais e 15 webinars com as companhias aéreas, números que serão aumentados em 2025. “Para 2025, a nossa ideia é incrementar todo este nível de formação às nossas agências e, simultaneamente, reestruturar toda a formação interna que temos disponível na Intranet GEA”, avançou.
O responsável recordou ainda que foi este ano lançada, em parceria com a Expedia, uma plataforma de reservas hoteleiras, onde as agências associadas da GEA conseguem ter todas as integrações negociadas pela TravelGEA. “Somos dos poucos grupos empresariais turísticos em Portugal a ter esta integração direta com a Expedia”, comentou a propósito.