Transformação do turismo passa pela educação e pelo investimento

Na reunião do Conselho Executivo em Marraquexe, a Organização Mundial do Turismo colocou a inovação, o investimento, a educação e o empoderamento da juventude no centro das discussões e voltou a colocar ênfase na necessidade de levar por diante a transformação do setor.
Líderes de turismo de todas as regiões do mundo estiveram reunidos em Marraquexe (Marrocos) para avançar nos planos da OMT para a transformação da industria do turismo, num cenário de novos e velhos desafios.
Com base no apelo da Organização Mundial do Turismo aos responsáveis de políticas publica e aos privados para que o turismo possa ser repensado, a instituição colocou a inovação, o investimento, a educação e o empoderamento da juventude no centro das discussões. Além disso, enfatizou um maior interesse pela transformação por meio da Ação Climática e a importância do setor para o desenvolvimento rural.
“A janela de oportunidade para transformar nosso setor não permanecerá aberta por muito tempo”, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, sublinhando que “agora é o momento de acelerar a construção de um setor mais inclusivo, resiliente e sustentável”.
Para o responsável, agora é a hora de acelerar a construção de um setor mais inclusivo, resiliente e sustentável. Para tal é essencial intensificar os programas de educação e formação, promover o investimento no turismo para o crescimento e a sustentabilidade e prestar assistência técnica aos Estados Membros em todas as regiões.
No âmbito da 117ª sessão do Conselho Executivo, a OMT realizou uma sessão temática especial focada em capacitar pequenas empresas para serem agentes de transformação, inspirada nas Diretrizes do G20 para PMEs e comunidades de turismo como agentes de transformação. A sessão reuniu ministros do Turismo e figuras de destaque do setor privado para abordar os maiores desafios que impedem as pequenas empresas de alcançar seu potencial para impulsionar a mudança. Isso inclui acesso a investimentos e financiamentos, falta de inteligência de mercado e incapacidade de se adaptar para atender às tendências de consumo em constante mudança.