Tráfego aéreo gerido pela NAV Portugal cresce 7,5% em 2024 e bate novo recorde
Durante o ano passado, a NAV Portugal controlou mais 7,5% de voos no espaço aéreo português face ao ano anterior, mas conseguiu reduzir os atrasos médios por movimento controlado em 14%, anunciou a empresa.
A NAV Portugal controlou um total de 917.077 voos IFR (Instrument Flight Rules) no espaço aéreo português em 2024, um número recorde que reflete um crescimento de 7,5% face a 2023.
Apesar do número recorde de voos controlado, a NAV sublinha que conseguiu “reduzir os atrasos médios por movimento IFR controlado em rota, ficando este indicador nos 0,39 minutos, uma redução de 14% face ao registado em 2023”.
Pedro Ângelo, CEO da NAV Portugal, frisa que “apesar do crescimento significativo do tráfego, conseguimos reduzir os atrasos médios por movimento IFR, garantindo maior fluidez e eficiência na gestão do espaço aéreo. Este é um feito considerável e um testemunho do profissionalismo e dedicação dos nossos trabalhadores”.
Tráfego por Região
A subida do tráfego foi expressiva nas duas Regiões de Informação de Voo (RIV) sob responsabilidade da NAV Portugal, sendo que, na RIV de Lisboa, que engloba todo o espaço aéreo de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira, foram controlados 719.180 voos IFR, mais 7% face ao ano anterior, para uma média diária de 1.965 voos IFR.
Já na RIV de Santa Maria, que engloba toda a Região Autónoma dos Açores e uma vasta área do Atlântico Norte, o crescimento foi de 9,5%, com 197. 897 voos IFR controlados, com uma média de 541 voos diários.
A atividade nas torres de controlo também registou crescimentos, com destaque para Faro, onde o tráfego subiu 4,8%, com um total de 75 555 voos IFR controlados, e Ponta Delgada, onde a subida foi de 6,9%, para 32 419 voos IFR.


