Traços D’Outrora recebe galardão Green Key
O complexo turístico Traços D’Outrora, em Vale de Cambra, acaba de receber o galardão Green Key, pelo segundo ano consecutivo.
Localizado na aldeia de Trebilhadouro, o conjunto de quatro casas que formam o complexo turístico Traços D’Outrora, arrecadou uma vez mais o prémio internacional que distingue as boas práticas ambientais, a vários níveis, nomeadamente as energéticas, as de educação ambiental na área do turismo sustentável, bem como a autenticidade sociocultural dos territórios de acolhimento, conservando a sua identidade cultural.
O galardão Green Key tem por objetivo consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis através da educação ambiental para a sustentabilidade, reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração, mas também promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais, facilitar e comunicar estratégias de sustentabilidade e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental.
A Traços d’Outrora encontra-se localizada na aldeia de Trebilhadouro, um lugar que nos anos 80 ficou totalmente desertificado e que tem vindo a ganhar vida com a aposta na revitalização das casas em espaços para a prática de turismo rural. As camas de ferro e os móveis antigos, as colchas de renda e as cortinas de linho, aliadas ao conforto, são o cenário perfeito para uns dias em família ou com os amigos.
Esta típica aldeia fica a 625m de altitude, com uma posição estratégica que permite uma visão privilegiada do território circundante, nomeadamente da Ria de Aveiro e do Atlântico. As quatro casas ostentam os nomes dos antigos proprietários.