TP e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinam protocolo
O Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) assinaram um protocolo que visa acelerar a implementação de medidas e ações que promovam a igualdade e a não discriminação em razão do sexo, orientação sexual e identidade de género.
Uma parceria que surge na sequência do trabalho já desenvolvido nesta matéria e que reflete “o compromisso e a dedicação do Turismo de Portugal” em identificar oportunidades para desenvolver mais ações de capacitação no âmbito da igualdade e não discriminação.
Este protocolo tem um aspeto inovador, que é o facto de abranger a administração pública, as empresas turísticas e os alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, numa iniciativa concertada para reforçar medidas paritárias.
Segundo o Turismo de Portugal “pretende-se capacitar dirigentes para a implementação de ações de liderança inclusiva e desenvolver a formação executiva para os profissionais do setor, com foco nas ações mais pertinentes para as empresas, quer ao nível da gestão de colaboradores, quer do acolhimento de clientes”.
“Esta parceria com a CIG, com a qual nos congratulamos, visa contribuir para atingir as metas do pilar social da Estratégia Turismo 2027, sendo também uma das ações enquadradas no Plano Turismo + Sustentável 20-23, acreditando que o reforço da adoção de medidas que promovam a igualdade e a não discriminação traduz um importante passo rumo a um turismo e uma sociedade cada vez melhor”, adianta Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.
Também Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género salienta que “o setor do turismo tem atualmente uma importância inegável para a economia nacional”, acrescentando que “apostar na formação dos profissionais do turismo numa lógica de liderança para a igualdade, combate à discriminação de género, diversidade e inclusão, é uma estratégia de fundo que encara o setor com os olhos postos na sua sustentabilidade, potencialidade criativa e inovação. E é isso mesmo que o Protocolo que o Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género vai permitir que aconteça”.