TP apresentou plano de apoio às zonas afetadas pelos incêndios

O Turismo de Portugal apresentou esta terça feira, em Manteigas, a campanha de promoção turística “Grandes em…” e os novos apoios financeiros às empresas e territórios afectados pelos incêndios, com uma dotação global de 10M€.
No âmbito do plano de apoio e recuperação económica das zonas do país mais afetadas pelos incêndios deste verão, o Turismo de Portugal apresentou esta terça feira, 11 de setembro, a nova campanha de promoção turística “Grandes Em…” e as novas Linhas de Financiamento especialmente dirigidas às empresas e aos territórios afetados.
A nova campanha de promoção turística “Grandes Em…”, destinada à promoção das Aldeias e Vilas de Portugal, visa, segundo o Turismo de Portugal, “promover um turismo responsável, através da valorização do interior, enaltecendo a grandeza dos atributos das nossas aldeias e vilas e mostrando a especificidade dos diferentes territórios, em particular os mais afetados pelos incêndios, nomeadamente a Serra da Estrela”.
Sob o mote “Pequeno é o novo Grande”, o conceito “Grandes em…” será veiculado no mercado nacional e também nos mercados internacionais, começando por Espanha. “A versatilidade da campanha permite a sua apropriação por todas as entidades ou pessoas que desejem criar e partilhar novos temas sob o mesmo mote. Uma campanha digital que será assim colaborativa, participativa e inclusiva, convocando todos a colocar as nossas aldeias e vilas no mapa dos destinos turísticos”, sublinha uma nota do Turismo de Portugal.
Linhas de apoio
Na mesma sessão, que decorreu na Pousada da Inatel, em Manteigas, foram também apresentadas as novas Linhas de Apoio desenvolvidas pelo Turismo de Portugal e especialmente dirigidas às empresas e aos territórios afetados pelos incêndios, numa dotação global de 10M€.
– Linha de Apoio à Tesouraria das Empresas Turísticas Afetadas pelos Incêndios, que se destina a fazer face às necessidades de tesouraria das empresas turísticas com atividade nos concelhos afetados;
– Aviso específico no âmbito do Programa Transformar Turismo, intitulado Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de produtos turísticos endógenos bem como de ações de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços de vocação turística, de modo a tornar o território mais resiliente e regenerar e revitalizar os ecossistemas e as comunidades de que depende a atividade turística.
As empresas e entidades públicas interessadas em candidatar-se a estes apoios, poderão fazê-lo ainda no decorrer do mês de outubro, através da plataforma SGPI, disponível em business.turismodeportugal.pt.
Em Manteigas, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “renovou o seu compromisso para com os destinos e as regiões mais afetadas pelo flagelo dos incêndios e congratulou-se por num curto espaço de tempo, o Governo, através do Turismo de Portugal, ter cumprido com a promessa de lançar uma campanha promocional para atrair os turistas nacionais e espanhóis a visitar estes destinos, e a lançar linhas de financiamento no montante de 10M€ para apoiar as empresas e as entidades que atuam nestes territórios”.
A propósito destas iniciativas, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo destacou que “o turismo é uma alavanca para o desenvolvimento regional, contribuindo para a dinamização económica e social harmoniosa do país. As nossas Aldeias e Vilas concentram um enorme capital cultural capaz de proporcionar experiências únicas e tão procuradas atualmente. A par da recuperação que se impõe às áreas mais afetadas pelos incêndios deste verão, há que não perder o enquadramento estratégico que orienta o Turismo de Portugal – a Estratégia de Turismo 2027 – e que tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento da atividade turística nacional em todo o território, durante todo o ano”.